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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Comportamento de consumo de periféricos gamers por jogadores de CS:GO: estudo exploratório sobre a situação na fronteira oeste do Rio Grande do Sul
Autor(es): Vigo, Humberto Demoly
Primeiro Orientador: Santor, Fernando Silva
1° Membro da banca: Pereira, João Antônio Gomes
2° Membro da banca: Salbego, Juliana Zanini
Resumo: O objetivo deste trabalho é explorar o comportamento de consumo de periféricos gamers por jogadores de Counter-Strike: Global Offensive, recortando para adultos da faixa etária de 20 a 29 anos, que residem na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul e assistem Twitch. Na revisão de literatura, foram abordados temas como comportamento do consumidor e os fatores de influência, os estágios de compra do consumidor, a persona, a compreensão do universo gamer (o gamer, o jogo e a Twitch), o que é varejo, e-commerce (lojas virtuais), quais são os periféricos gamers e seus atributos importantes. O trabalho foi executado com uma pesquisa qualitativa através de entrevistas em profundidade com jogadores de CS:GO. As entrevistas foram realizadas durante o mês de junho. A partir das respostas dos entrevistados, foi identificado que o jogador de CS:GO opta por periféricos gamers buscando melhorar o seu desempenho e experiência nos jogos. Ele tem preferência por realizar a compra desses periféricos em lojas virtuais. Os streamers da Twitch influenciam o comportamento de consumo do jogador casual de CS:GO, enquanto os jogadores profissionais de CS:GO influenciam o comportamento de consumo do jogador hardcore. O jogador de CS:GO considera como periférico gamer mais importante o mouse, seguido do mousepad, teclado, monitor e headset, em ordem. O jogador que se considera casual opta na compra por periféricos gamers custo-benefício. O jogador hardcore também procura pelo custo-benefício, porém, pelo menos no mouse, vai procurar o periférico gamer que entregue um desempenho superior ao custo-benefício. As experiências passadas de amigos e os reviews no Youtube são muito utilizados pelos gamers como fonte de busca de informações.
Abstract: The objective of this work is to explore the consumption behavior of gamers peripherals by players of Counter-Strike: Global Offensive, clipping for adults in the age group of 20 to 29 years, who reside in the western border of the state of Rio Grande do Sul and watch Twitch. In the literature review, topics such as consumer behavior and the influencing factors, the consumer buying stages, the persona, the understanding of the gamer universe (the gamer, the game, and Twitch), what is retail, e-commerce (virtual stores), what are the gamer peripherals and their important attributes were addressed. The work was executed with a qualitative research through in-depth interviews with CS:GO gamers. The research was conducted in June. From the interviewees' answers, it was identified that the CS:GO player opts for gamers peripherals seeking to improve their performance and gaming experience. They prefer to purchase these peripherals at online stores. Twitch streamers influence the consumption behavior of the casual CS:GO player, while professional CS:GO players influence the consumption behavior of the hardcore player. The CS:GO player considers the mouse as the most important gamer peripheral, followed by the mousepad, keyboard, monitor and headset, in order. The player who considers himself casual opts to purchase by peripheral gamers cost-effective. The hardcore player also looks for the cost-benefit, but at least on the mouse, will look for the gamer peripheral that delivers superior cost-benefit performance. Past experiences of friends and reviews on Youtube are widely used by gamers as a source of information search.
metadata.dc.subject: Publicidade
Jogadores de videogames
Bens de consumo
Jogos eletrônicos
Vídeogames
Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO)
Advertising
Video game players
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: VIGO, Humberto Demoly. Comportamento de consumo de periféricos gamers por jogadores de CS:GO: estudo exploratório sobre a situação na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. 2022. 119 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7553
metadata.dc.date.issued: 11-Aug-2022
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