???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7363
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Direitos de aprendizagem e campos de experiência na educação infantil: revisão do projeto político pedagógico da EMEI Professora Deborah Thomé Sayão a partir do Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino
Autor(es): Machado, Maria Angelica Noble
Primeiro Orientador: Rocha, Jefferson Marçal da
1° Membro da banca: Rocha, Jefferson Marçal da
2° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
3° Membro da banca: Sartori, Jerônimo
Resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo analisa o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Deborah Thomé Sayão, no município de Rio Grande/RS, norteado pelo Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino (DOCTRG), a partir da proposta de intervenção com um grupo de professoras atuantes nos níveis I e II, com crianças de 4 a 6 anos, e que trabalham na escola desde sua inauguração. A proposição aqui relatada objetiva promover a reflexão acerca das temáticas trazidas pelo DOCTRG e como estão/estarão contempladas no PPP da escola. A intervenção teve como metodologia a pesquisa-ação, com a proposta de uma análise documental do PPP e do DOCTRG a partir da formação de um grupo focal, em um total de cinco encontros, por meio da plataforma Google Meet. Nos encontros, e posteriores análises, foram levantadas as seguintes temáticas: direitos de aprendizagens, campos de experiências e objetivos dos campos de experiências. Essas temáticas foram retiradas do DOCTRG e necessitavam ser adequadas ao PPP da escola. Ao final dos encontros, a partir dos relatos de todas as participantes e das discussões endossadas pela análise crítica, percebeu-se que ainda que os aspectos descritos como direitos de aprendizagens, campos de experiências e objetivos dos campos de experiências não estivessem citados diretamente no PPP, estavam intrínsecos às práticas das docentes, permeando as propostas de cada profissional e da escola como um todo, fosse nas visitas ao ateliê, na horta, nas visitas ao parque, ou ainda na escolha pelo trabalho com projetos. Assim, constatou-se que falta registrar estes processos no PPP da escola.
Resumen: Este Informe Crítico-Reflexivo analiza el Proyecto Político Pedagógico (PPP) de la Escola Municipal de Educação Infantil Professora Deborah Thomé Sayão, en el municipio de Rio Grande / RS, guiado por el Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino (DOCTRG) , a partir de la propuesta de intervención con un grupo de docentes que trabajan en los niveles I y II, con niños de 4 a 6 años, y que han estado trabajando en la escuela desde su inauguración. La propuesta informada aquí tiene como objetivo promover la reflexión sobre los temas planteados por el DOCTRG y cómo se tratan o se cubrirán en el PPP de la escuela. La intervención tuvo como metodología de investigación acción, con la propuesta de un análisis documental de PPP y DOCTRG a partir de la conformación de un grupo focal, en un total de cinco reuniones, a través de la plataforma Google Meet. En las reuniones, y análisis posteriores, se plantearon los siguientes temas: derechos de aprendizaje, campos de experiencia y objetivos de campos de experiencia. Estos temas se tomaron de DOCTRG y debían adaptarse al PPP de la escuela. Al finalizar las reuniones, a partir de los informes de todos los participantes y de las discusiones avaladas por el análisis crítico, se advirtió que si bien no se mencionaron directamente los aspectos descritos como derechos de aprendizaje, campos de experiencia y objetivos de los campos de experiencia. en el PPP, eran intrínsecos a las prácticas de los docentes, permeando las propuestas de cada profesional y de la escuela en su conjunto, ya sea en visitas al estudio, en el jardín, visitas al parque, o incluso en la elección de trabajar con proyectos. Por lo tanto, se encontró que estos procesos aún deben registrarse en el PPP de la escuela.
metadata.dc.subject: Educação Infantil
Projeto Político Pedagógico
Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino
Educación Infantil
Projeto Político Pedagógico
Documento de Orientação Curricular do Território Rio-grandino
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.identifier.citation: MACHADO, Maria Angelica Noble. Direitos de aprendizagem e campos de experiência na educação infantil: revisão do projeto político pedagógico da EMEI Professora Deborah Thomé Sayão a partir do Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino. 108p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7363
metadata.dc.date.issued: 13-Sep-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Maria Angelica Nobre Machado2021.pdfMaria Angelica Noble Machado 20211.23 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???