???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7359
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Políticas públicas do governo federal para geração de emprego no município de Alegrete/RS 2018 e 2019
Autor(es): Garcez, João Auri
Primeiro Orientador: Paniágua, Edson Romário Monteiro
1° Membro da banca: Colvero, Ronaldo Bernardino
2° Membro da banca: Ceolin, Lisianne Pintos Sabedra
3° Membro da banca: Maurer, Rodrigo Ferreira
Resumo: Esse trabalho tem o objetivo de analisar as políticas públicas de emprego desenvolvidas pelo governo federal no município de Alegrete no período de 2018 à 2019. Esse período permite-nos perceber a continuidade ou não das políticas de combate à desigualdade social via políticas públicas de emprego e renda. Analisamos primeiramente o contexto político de 1930 quando as transformações colocaram a economia em moldes mundiais. A origem e a transformação interna se devem a uma nova concepção de industrialização das principais economias mundiais. Assim, o Brasil a partir da década de 30 teve implementada uma nova concepção política voltada a criação de políticas públicas de Estado dedicadas as formas de trabalho urbana, principalmente. A nova estrutura produtiva vai sendo criada nas décadas de 30 e 40 do século XX. o setor agrário passa a ser incorporado a estrutura capitalista e do estado. Nossa pesquisa trabalha com dados fornecidos por órgãos oficiais – Sistema Nacional de Emprego - SINE, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED – e a coleta de opiniões de empresários do setor e trabalhadores do comercio, entendemos que a política pública é composta de vários atores, trabalhadores ativos e desempregados e empresários locais, onde e com realidade a política pública se desenvolve.
Resumen: Este trabajo tiene como objetivo analizar las políticas públicas de empleo desarrolladas por el gobierno federal en el municipio de Alegrete entre 2018 y 2019. Este período permite percibir la continuidad o no de las políticas de combate a la desigualdad social a través de las políticas públicas de empleo y renta. Primero analizamos el contexto político de la década de 1930, cuando las transformaciones colocaron a la economía en moldes mundiales. El origen y la transformación interna se deben a un nuevo concepto de industrialización en las principales economías mundiales. Así, a partir de la década de 1930, Brasil tuvo implementada una nueva concepción política, dirigida a crear políticas públicas de Estado dedicadas a formas de trabajo urbano, principalmente. La nueva estructura productiva se crea en los años 30 y 40 del siglo XX. el sector agrario se incorpora a la estructura capitalista y estatal. Nuestra investigación trabaja con datos proporcionados por organismos oficiales - Sistema Nacional de Empleo - SINE, Registro General de Ocupados y Desempleados - CAGED - y la recopilación de opiniones de empresarios del sector y trabajadores del comercio, entendemos que la política pública está compuesta por varios actores, trabajadores en activo y desempleados y empresarios locales, donde y con la realidad se desarrolle la política pública.
metadata.dc.subject: Política Pública
Oportunidades de emprego
Mercado de trabalho
Oportunidades de trabajo
Mercado laboral
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Políticas Públicas
metadata.dc.identifier.citation: GARCEZ, João Auri. Políticas públicas do governo federal para geração de emprego no município de Alegrete/RS 2018 e 2019. 2022. 104 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7359
metadata.dc.date.issued: 6-May-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Políticas Públicas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
João Auri Garcez 2022.pdf1.32 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???