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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Uma análise dos pilares da comunicação pública no Twitter do @UFRGSnoticias
Autor(es): Coronel, Carolina Spillari
Primeiro Orientador: Gonçalves, Carmen Regina Abreu
1° Membro da banca: Silva, Marcela Guimarães e
2° Membro da banca: Irala, Valesca Brasil
Resumo: A pandemia trouxe à tona modalidades não presenciais e ferramentas tecnológicas para solucionar demandas em empresas, bancos e universidades. Sem encontros presenciais, as máquinas mudaram as relações comunicativas entre as pessoas, com novas formas de interação. No campo da educação, os cursos de ensino superior mantiveram suas atividades em novas rotinas, comunicando-se através de aparatos tecnológicos. Nosso estudo partiu da seguinte questão: os pilares da comunicação pública (transparência, acesso, interação e ouvidoria social) estiveram presentes nas interações do @noticiasufrgs no Twitter entre junho e agosto de 2021? Nossa análise tem como objetivo geral verificar os pré-requisitos da comunicação pública presentes nas interações (tuítes) do @ufrgsnoticias entre junho e agosto de 2021. Como objetivos específicos, observamos situações de interação e o posicionamento da UFRGS (1); confrontamos os pilares da comunicação pública (DUARTE, 1998) com as publicações do @noticiasufrgs (2); selecionamos as publicações a partir de 100 curtidas, pelo critério da popularidade (RECUERO, 2009) das redes sociais (3). Relacionamos os pilares com as mensagens e perfis dos seguidores do @ufgrsnoticias e autores dos tuítes selecionados durante o período de observação. Os procedimentos metodológicos incluem a pesquisa exploratória, bibliográfica, análise de conteúdo e elementos da metodêutica de Peirce como meio para entendimento dos tipos de raciocínio ou partes do processo investigativo (SANTAELLA, 2001). Nossa análise incluiu postagens com imagens e comentários dos participantes da rede social e do perfil institucional. Trazemos conhecimentos sobre comunicação e interatividade (THOMPSON, 2018), uma vez que estamos abordando um caso dentro da rede social. Exploramos a comunicação pública e sua razão de ser em uma democracia. Nas redes sociais, percebemos um espaço público de disputa de opiniões. Para Habermas (2008), a opinião pública é o resultado construído entre atores da sociedade civil, e jornalistas. Encontramos os pilares da comunicação pública em 80% das publicações analisadas.
Abstract: The pandemic brought up non-face-to-face modalities and technological tools to solve demands in companies, banks and universities. Without face-to-face meetings, machines have changed the communicative relationships between people, with new forms of interaction. In the field of education, higher education courses maintained their activities in new routines, communicating through technological devices. Our study started with the following question: were the pillars of public communication (transparency, access, interaction and social ombudsman) present in the interactions of @noticiasufrgs on Twitter between June and August 2021? Our analysis has the general objective of verifying the prerequisites of public communication present in the interactions (tweets) of @ufrgsnoticias between June and August 2021. As specific objectives, we observe situations of interaction and the positioning of UFRGS (1); we confront the pillars of public communication (DUARTE, 1998) with the publications of @noticiasufrgs (2); we selected the publications from 100 likes, by the criterion of popularity (RECUERO, 2009) of social networks (3). We relate the pillars with the messages and profiles of @ufgrsnoticias followers and authors of selected tweets during the observation period. The methodological procedures include exploratory, bibliographic research, content analysis and elements of Peirce's methodeutics as a means of understanding the types of reasoning or parts of the investigative process (SANTAELLA, 2001). Our analysis included posts with images and comments from participants in the social network and institutional profile. We bring knowledge about communication and interactivity (THOMPSON, 2018), since we are addressing a case within the social network. We explore public communication and its reason for being in a democracy. In social networks, we perceive a public space of dispute of opinions. For Habermas (2008), public opinion is the result built between civil society actors and journalists. We found the pillars of public communication in 80% of the analyzed publications.
metadata.dc.subject: Comunicação na administração pública
Redes sociais
Comunicação
Interação social
Communication in public administration
Social networks
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
metadata.dc.identifier.citation: CORONEL, Carolina Spillari. Uma análise dos pilares da comunicação pública no Twitter do @UFRGSnoticias. 2022. 157 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7309
metadata.dc.date.issued: 22-Mar-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

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Carolina Spillari Coronel 2022.pdf4.28 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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