???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7270
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Colvero, Ronaldo Bernardino-
dc.creatorFerreira, Ewerton da Silva-
dc.date.accessioned2022-05-25T18:33:42Z-
dc.date.available2022-05-25T18:33:42Z-
dc.date.issued2021-09-27-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ewerton da Silva. Plano nacional de promoção da cidadania e direitos humanos de LGBT: um estudo de caso sobre sua implementação no currículo do ensino médio em uma escola pública no munícipio de São Borja/RS (2009-2020). 2021. 112 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7270-
dc.description.abstractThis dissertation has as its theme of study the National Plan for LGBT Citizenship and Human Rights and its implementation in a public school in the city of São Borja/RS (2009-2020). The research starts from the premise that after the promulgation of the Federal Constitution of 1988, there was an expansion of access to public schools in Brazil, however, new curriculum policies were not created to introduce the themes that come with the new groups to the school. In this dissertation, we debate about some issues, such as the inclusion of gender in the curriculum and the possibility for the school to carry out this debate. In an attempt to answer, even though this debate is considered ample, we thought about enabling an expansion of the dialogue and pointing out some arguments for this need to introduce gender in the curriculum. In this sense, we highlight fundamental aspects for the increase of public policies for the permanence of LGBTTIQA+ students in the school environment, using the curriculum as a central element of the policy. From this perspective, the dissertation on screen aims to analyze the implementation of the aforementioned plan at the Padre Francisco Garcia State Institute, located on the outskirts of the municipality of São Borja/RS, an institution chosen for developing inclusion actions for LGBTTIQA+ students for many years. As a methodology, we adopted the content analysis guided by Laurence Bardin (2011), which points out as a possibility the analysis of what was said in the midst of an investigation, building and exhibiting conceptions about the object of study. She also points out the need for a rigorous analysis of the collected data and suggests the following procedure: 1) pre-analysis; 2) exploration of material, categorization or coding; 3) treatment of results, inferences and interpretation. As a result, we can see that the actions of inclusion of LGBTTIQA+ students are essential to reduce the dropout rate of students belonging to this group, as well as to expand the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.titlePlano nacional de promoção da cidadania e direitos humanos de LGBT: um estudo de caso sobre sua implementação no currículo do ensino médio em uma escola pública no munícipio de São Borja/RS (2009-2020)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4355005846557027pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3017947075069963pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Quadrado, Jaqueline Carvalho-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5517768446912195pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Cristóvão Domingos de-
dc.contributor.referee2Ceolin, Lisianne Pintos Sabedra-
dc.contributor.referee3Paniágua, Edson Romário Monteiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7079815998550043pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4752000647024265pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2395230202223375pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como temática de estudo o Plano Nacional de Cidadania e Direitos Humanos LGBT e sua implementação em uma escola pública no munícipio de São Borja/RS (2009-2020). A pesquisa parte da premissa que após a promulgação da Constituição Federal de 1988, houve uma ampliação do acesso à escola pública no Brasil, entretanto não foram criadas novas políticas curriculares para introduzir os temas que chegam com os novos grupos à escola. Nessa dissertação, debatemos sobre algumas questões, como a inserção de gênero no currículo e a possibilidade de a escola fazer esse debate. Para tentarmos responder, ainda que considera-se amplo esse debate, pensamos em possibilitar uma ampliação do diálogo e apontar alguns argumentos para essa necessidade da introdução de gênero no currículo. Nesse sentido, evidenciamos aspectos fundamentais para o aumento das políticas públicas para a permanência de alunos e alunas LGBTTIQA+ no ambiente escolar, utilizando para isso, como elemento central da política, o currículo. Sob esse prisma, a dissertação em tela objetiva analisar a implementação do plano supracitado no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, localizado na periferia do munícipio de São Borja/RS, instituição escolhida por desenvolver há muitos anos ações de inclusão aos alunos e alunas LGBTTIQA+. Como metodologia adotamos a análise de conteúdo balizada por Laurence Bardin (2011), que aponta como possibilidade a análise do que foi dito em meio a uma investigação, construindo e exibindo concepções sobre o objeto de estudo. Ela aponta, ainda, a necessidade de uma análise rigorosa dos dados coletados e sugere o seguinte procedimento: 1) pré-análise; 2) exploração do material, da categorização ou codificação; 3) tratamento dos resultados, inferências e interpretação. Como resultado, podemos perceber que as ações de inserção de alunos e alunas LGBTTIQA+ são fundamentais para redução da evasão do alunado pertencendo a esse grupo, bem como a ampliação do processo de ensinoaprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Políticas Públicas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Ewerton da Silva Ferreira 2021.pdf1.11 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???