???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/716
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Lopardo, Carla Eugenia-
dc.creatorSilva, Melissa Gonçalves Zambrano da-
dc.date.accessioned2017-01-17T12:08:14Z-
dc.date.available2017-01-17T12:08:14Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/riu/716-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo identificar a influência que a família exerce no processo do desenvolvimento da criança durante o aprendizado do violino, bem como o papel do professor e suas escolhas metodológicas. A pesquisa tem embasamento nas concepções de Scoggin (1993), Ávilla (2006) e Salles (2014) os quais fundamentam acerca de métodos ativos na educação musical, Oliveira e Morato (2015) sobre a influência dos pais na transmissão dos ensinamentos musicais e Dayrell (2000) no contexto dasvivências das crianças fora do âmbito familiar. O referencial teórico-metodológico, com base nas perspectivas de Gerhardt e Silveira (2009), trata sobre a abordagem qualitativa eaborda as técnicas de produção de dados com autores como Gil (2008), Flick(2009) e Stake (2010).O método escolhido é o estudo de caso, com observações de duas alunas de violino de uma instituição de ensino público na cidade de Bagé, bem como, a realização de entrevistas com as famílias e com o professor do instrumento. Os resultados da pesquisa estão centrados na relação entre a aprendizagem musical, as escolhas metodológicas do professor, o lugar que a família ocupa nesses processos e suas funções no desenvolvimento musical do aluno. A pesquisa conclui como estes aspectos influenciam o desempenho musical do aluno ressaltando a construção do vínculo com o instrumento através da prática motivadora, da participação ativa e influenciadora da família aliada à escola como agente cultural e social.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to identify the influence the family has on the child development process during the violin learning, as well as the teacher’s role and their methodological choices. The research is based on the concepts of Scoggin (1993), Ávilla (2006) and Salles (2014), which are based on the active methods in the musical education, Oliveira and Morato (2015) about the parents’ influence on the transfer of musical teaching and Dayrell (2000) about the context of the children experiences outside the family environment. The theoretical methodological reference based on the perspectives of Gerhardt and Silveira (2009), deals with the qualitative approach and discusses the techniques of data production with authors like Gil (2008), Flick (2009) and Stake (2010). The method chosen is the case study, with observations of two violin students from a public schooling institution in the city of Bagé, as well as the performance of interviews with the families and the musical instrument teacher. The results of the research are centered in the relation between the musical learning, the methodological choices of the teacher, the place that the family takes on those processes and their roles on the student’s musical development. The research brings to a conclusion of how those aspects influence the student’s musical development, highlighting the bond construction with the musical instrument through the motivating practice, the active and influencing participation of the family combined with the school as a cultural and social agent.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino e aprendizagem musicalpt_BR
dc.subjectEnsino de violinopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectMusical teaching and learningen
dc.subjectViolin teachingen
dc.subjectFamilyen
dc.titleO papel do professor e o lugar da família no ensino de violinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Música

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC MELISSA REVISADO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Música505.75 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons