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dc.contributor.advisor1Scherer, Laura Alves-
dc.creatorArguello, Leandro Santana-
dc.date.accessioned2022-05-02T19:30:18Z-
dc.date.available2022-04-30-
dc.date.available2022-05-02T19:30:18Z-
dc.date.issued2022-03-09-
dc.identifier.citationARGUELLO, Leandro Santana. Inserção profissional: desafios dos egressos do curso de administração da UNIPAMPA em Santana do Livramento. 24 f. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Unipampa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7138-
dc.description.abstractThe professional insertion can be defined as an individual and collective process that involves the entry of the individual in the labor market, being able to be influenced by the sociohistorical context, by individual aspects and by institutional aspects. In this sense, the general objective sought to analyze how the professional insertion of graduates of the Administration course at UNIPAMPA in the labor Market of Santana do Livramento. As a method, a survey of exploratory character, with qualitative approach, through narratives and interviews individual, face- to- face meetings and also online via Google Meet with eleven graduates. Among the main results achieved, the research showed that, after completing the course, seven of the graduates were able to enter the labor Market through training in administration. Among the challenges pointed out by the graduates is the fact that many companies are family members, which creates barriers on the part of employers in relation to innovation in the work method, resulting in a lack of appreciation and opportunity for growth within companies. Even so, it is considered that the Administration course contributed to the professional insertion and brought contributions to the social, economic, cultural configurations of the interviewees and their families, especially when considering the intergenerational mobility that evidences the increase in the education of the children in relation to your parents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectInserção profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional insertionpt_BR
dc.subjectLabor marketpt_BR
dc.titleInserção profissional: desafios dos egressos do curso de administração da Unipampa em Santana do Livramentopt_BR
dc.title.alternativeProfessional insertion: challenges for graduates of the Unipampa administration course in Santana do Livramentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Igor Baptista de Oliveira-
dc.contributor.referee2Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da Rosa-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA inserção profissional pode ser definida como um processo individual e coletivo que envolve a entrada do indivíduo no mercado de trabalho, podendo ser influenciada pelo contexto sócio-histórico, por aspectos individuais e por aspectos institucionais. Nesse sentido, o objetivo geral buscou analisar como se caracteriza a inserção profissional de egressos do Curso de Administração da UNIPAMPA no mercado de trabalho de Santana do Livramento. Como método, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, através de entrevistas narrativas individuais presenciais e também feitas online pelo Google Meet com onze egressos. Entre os principais resultados alcançados, a pesquisa mostrou que, após a conclusão do curso, sete dos egressos conseguiram se inserir no mercado de trabalho pela formação em administração. Entre os desafios apontados pelos egressos está o fato de muitas empresas serem familiares, o que gera barreiras por parte dos empregadores em relação à inovação no método de trabalho, resultando na falta de valorização e de oportunidade de crescimento dentro das empresas. Mesmo assim, considera-se que o Curso de Administração colaborou para a inserção profissional e trouxe contribuições para as configurações sociais, econômicas, culturais dos entrevistados e suas famílias, sobretudo ao considerar a mobilidade intergeracional que evidencia o aumento da escolaridade dos filhos em relação aos seus pais.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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