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dc.contributor.advisor1Simioni, Taíse-
dc.creatorLarruscahim, William Viera-
dc.date.accessioned2022-04-11T16:40:21Z-
dc.date.available2022-04-07-
dc.date.available2022-04-11T16:40:21Z-
dc.date.issued2022-03-22-
dc.identifier.citationLARRUSCAHIM, William Viera. Crenças e atitudes linguísticas de alunos e professores da EJA sobre a variação linguística e o ensino de língua portuguesa. 52 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7018-
dc.description.abstractThis work presents a study on linguistic beliefs and attitudes of EJA (Educação de Jovens e Adultos) teachers and students about the relationship between linguistic variation and Portuguese Language teaching. A study such as this one is important, since the notion of the mother tongue being a homogeneous language is still very prevalent in the school context. Thus, this work intends to present and analyze the linguistic beliefs and attitudes of EJA teachers and students regarding linguistic variation and the teaching of Portuguese. The main foundation of this work is the Theory of Linguistic Variation and Change (LABOV, 2008[1972]). Regarding educational sociolinguistics, Bortoni-Ricardo (2004), Cyranka (2015), and Coelho et al. (2020) discuss important contributions that sociolinguistic studies have provided to the teaching of Portuguese. Moreover, to support the work on linguistic beliefs and attitudes, we bring Barcelos (2006), Lambert and Lambert (1968), Moreno Fernández (1998) and Cyranka (2021). As a work methodology, this study consists in applying specific questionnaires to a teacher and eleven EJA students, in a public school in the city of Rosário do Sul - RS. The questionnaires contain questions about beliefs and attitudes towards linguistic variation and Portuguese teaching, and the questions were designed to allow more open answers, in order to perform a qualitative analysis of the data collected. The results show that, in general, the belief that Brazilian Portuguese is a homogeneous language is very present, especially through answers that denote notions of "right" and "wrong" within the mother tongue. In relation to linguistic attitudes, when faced with situations involving the use of non-standard variants, the participants provided varied answers, with different justifications, evaluating the use of these variants negatively or positively. Thus, we highlight the importance of the debate about beliefs and linguistic attitudes within the school context, in order to provide a broader view of linguistic variation in Portuguese Language teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrenças e atitudes linguísticaspt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectLinguistic beliefs and attitudespt_BR
dc.subjectLinguistic variationpt_BR
dc.subjectPortuguese Language teachingpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.titleCrenças e atitudes linguísticas de alunos e professores da EJA sobre a variação linguística e o ensino de língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Simioni, Taíse-
dc.contributor.referee2Silva, Hélen Cristina da-
dc.contributor.referee3Teixeira, Isabel Cristina Ferreira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo acerca de crenças e atitudes linguísticas de professores e alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) sobre a relação entre a variação linguística e o ensino de Língua Portuguesa. É importante o olhar de um estudo como esse, uma vez que é muito predominante ainda a noção da língua materna ser uma língua homogênea no contexto escolar. Sendo assim, este trabalho busca apresentar e analisar as crenças e atitudes linguísticas de professores e alunos da EJA quanto à variação linguística e ao ensino de Língua Portuguesa. Para fundamentar o trabalho, como embasamento principal sobre a variação linguística, está a Teoria da Variação e Mudança Linguística (LABOV, 2008[1972]). Em relação à sociolinguística educacional, Bortoni-Ricardo (2004), Cyranka (2015) e Coelho et al. (2020) trazem a discussão de importantes contribuições que os estudos da Sociolinguística têm proporcionado ao ensino de Língua Portuguesa. Além do mais, para fundamentar o trabalho a respeito de crenças e atitudes linguísticas, trazemos Barcelos (2006), Lambert e Lambert (1968), Moreno Fernández (1998) e Cyranka (2021). Como metodologia de trabalho, esse estudo consiste na aplicação de questionários específicos para uma professora e onze alunos da EJA, em uma escola estadual na cidade de Rosário do Sul - RS. Os questionários contêm questões dissertativas a respeito de crenças e atitudes linguísticas sobre variação linguística e ensino de Língua Portuguesa, e as perguntas foram pensadas para a possibilidade de respostas mais abertas, no sentido de se realizar uma análise qualitativa dos dados coletados. Os resultados obtidos apontam que, de uma maneira geral, está bem presente a crença de o Português Brasileiro ser uma língua homogênea, principalmente através de respostas que denotam noções de “certo” e “errado” dentro da língua materna. Em relação às atitudes linguísticas, diante de situações com o uso de variantes consideradas não padrão, os participantes forneceram respostas variadas, com justificativas diversas, avaliando o uso dessas variantes de maneira negativa ou positiva. Com isso, destaca-se a importância do debate a respeito de crenças e atitudes linguísticas dentro do contexto escolar, de modo a proporcionar uma visão ampliada sobre a variação linguística no ensino de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

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