???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7001
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silveira, Paulo Roberto da-
dc.creatorMiranda, Thaís Possati-
dc.date.accessioned2022-04-07T18:38:30Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-04-07T18:38:30Z-
dc.date.issued2016-11-21-
dc.identifier.citationMIRANDA, Thaís Possati. A prática interdisciplinar nos cursos de Engenharia de Agrimensura e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Unipampa - Campus Itaqui – da proposta à realidade. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7001-
dc.description.abstractInterdisciplinary practice consists of an effort in which a theme or phenomenon is approached with the mobilization of knowledge from two or more disciplines and intentionally establishes ties and bonds, seeking to achieve a more comprehensive knowledge. The function of the university is not only to empower the academic, but to construct a knowledge that promotes its citizenship and consciousness, by stimulating its critical sense and autonomy, breaking the barrier between theory and practice. That is why interdisciplinarity must have a practical end, be inserted and be exercised in everyday academic. In the educational process, interdisciplinarity aims to favor the learning process, respecting the students' knowledge; The teacher through interdisciplinary practices enables sharing, dialogue, and interdependence between concepts. With the emphasis that the discussion about interdisciplinarity has assumed in Brazil, it is necessary to study the situation in Unipampa in relation to the interdisciplinarity present in undergraduate courses. The present study analyzes the ways in which interdisciplinarity manifests itself in the pedagogical practices of the courses in question, using questionnaires applied to teachers and students of the courses of Engineering of Surveyor and Interdisciplinary in Science and Technology of the Federal University of Pampa. The aim is to propose a reflection on the subject to the students and teachers, aiming to contribute with the discussion about the same and to make them aware of its importance in the professional formation. The difficulties encountered by teachers in the development of interdisciplinary practices motivated by their formation, the absence of spaces in the courses where the interdisciplinary action and the curricular structures that compartmentalize the knowledge in the curricular components are studied.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectComprehensionpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectInterdisciplinarypt_BR
dc.titleA prática interdisciplinar nos cursos de Engenharia de Agrimensura e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Unipampa - Campus Itaqui – da proposta à realidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4794531538095683pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4810993692434345pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA Prática interdisciplinar consiste num esforço em que um tema ou fenômeno é abordado com a mobilização de conhecimentos de duas ou mais disciplinas e intencionalmente se estabelecem nexos e vínculos, buscando-se alcançar um conhecimento mais abrangente. A função da universidade não é apenas capacitar o acadêmico, mas construir um conhecimento que promova sua cidadania e consciência, através do estímulo do seu senso crítico e autonomia, rompendo a barreira entre a teoria e a prática. Por isso a interdisciplinaridade deve ter um fim prático, estar inserida e ser exercida no cotidiano acadêmico. No processo educativo a interdisciplinaridade visa favorecer o processo de aprendizagem, respeitando os saberes dos alunos; o professor através de práticas interdisciplinares possibilita o compartilhamento, o diálogo, a interdependência entre os conceitos. Com a ênfase que a discussão sobre a interdisciplinaridade tem assumido no Brasil, faz-se necessário um estudo sobre a situação na Unipampa em relação a interdisciplinaridade presente nos cursos de graduação. Utilizando-se de questionários aplicados a docentes e discentes dos cursos de Engenharia de Agrimensura e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, da Universidade Federal do Pampa, o presente estudo analisa as formas pelas quais a interdisciplinaridade se manifesta nas práticas pedagógicas dos cursos em questão. Busca-se propor uma reflexão sobre o tema aos discentes e docentes, pretendendo-se contribuir com a discussão sobre o mesmo e conscientizá-los sobre sua importância na formação profissional. Aponta-se para as dificuldades encontradas pelos docentes para desenvolver as práticas interdisciplinares motivadas pela sua formação, a ausência de espaços nos cursos onde exercite-se o agir interdisciplinar e as estruturas curriculares que compartimentam o conhecimento em componentes curriculares estanques.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Thaís Possati Miranda - 2016.pdf122.53 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???