???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/700
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A história e a cultura de Caçapava do Sul reproduzidas em suas lendas
Autor(es): Cecato, Solange Aparecida
Primeiro Orientador: Medeiros, Vera Lúcia Cardoso
Resumo: O presente trabalho se propõe a apresentar uma análise acerca das lendas da região de Caçapava do Sul- Rio Grande do Sul, tendo por finalidade relacioná-las com a história/origem desta cidade. Através de uma pesquisa bibliográfica coletamos dados que nos revelaram como se deu a formação histórica de Caçapava do Sul e do Estado do Rio Grande do Sul, porque não há como mencionar a origem do município sem remetê-la a do estado. Consideram-se como objetos de análise as seguintes lendas: Lenda da Pedra do Segredo; O cemitério da Barbosa; A Chácara da Queimada; Lenda do Cerro do Queima Chapéu; Lenda da Lagoa Comprida; Lenda do Passo dos Enforcados. Esta pesquisa se justifica pelo fato de existirem muitas lendas no município. E, todas, de alguma forma, aludem a determinados momentos históricos da região. As referidas lendas são narrativas que mesclam ficção e fatos históricos. Neste caso específico é possível verificar que alguns fatos ocorreram e são descritos na nossa história. Segundo Câmara Cascudo (2006), as lendas são narrativas que são utilizadas pelo povo para ressuscitar seu passado, mas não tem compromisso com a veracidade histórica. Cabe salientar que essas narrativas agregaram informações à cultura do povo que aqui viveu. Isso ainda se reflete nos dias atuais, influenciando nos padrões de comportamento, que se revelam por meio de crenças, tradições, hábitos, linguajar, entre outros. Essa cultura que foi herdada dos colonizadores e dos índios, além de definir um povo, lhe configura uma marca e uma identidade.
Abstract: El presente trabajo se propone a presentar un análisis acerca de las leyendas de la región de Caçapava do Sul- Rio Grande do Sul, con la finalidad de relacionarlas con la historia/origen de la ciudad. Por medio de una investigación bibliográfica recolectamos los datos que presentaran la formación histórica de Caçapava do Sul y de la provincia de Rio Grande do Sul, porque no hay como mencionar el origen del municipio sin remeterlo a de la provincia. Se considera como objetos de análisis las siguientes leyendas: Lenda da Pedra do Segredo; O cemitério da Barbosa; A Chácara da Queimada; Lenda do Cerro do Queima Chapéu; Lenda da Lagoa Comprida; Lenda do passo dos Enforcados. Esta investigación se justifica por el hecho de que existen muchas leyendas en el municipio. Y, todas, de alguna manera, aluden a determinados momentos históricos de la región. Las referidas leyendas son narrativas que mezclan ficción con hechos históricos. En este caso específico es posible verificar que algunos de los hechos ocurrieron y son descritos en nuestra historia. Según Câmara Cascudo (2006), las leyendas son narrativas utilizadas por el pueblo para resucitar su pasado, pero sin compromiso con la veracidad historica. Cabe destacar que esas narrativas añadieron informaciones a la cultura del pueblo que aquí vivió. Eso, aún se refleja en los días actuales, influyendo en los padrones de comportamiento, que se revelan por medio de creencias, tradiciones, costumbres, lenguaje, entre otros. Esa cultura heredada de los colonizadores y de los indios, además de definir un pueblo, le configura una marca y una identidad.
metadata.dc.subject: Letras
Lendas
História
Cultura
Caçapava do Sul
Letras
Leyendas
Historia
Identidad
Caçapava do Sul
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Caçapava do Sul
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/700
metadata.dc.date.issued: 21-May-2013
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Universidade federal do PAMPA 1.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pampa, Campus universitário de Bagé, como requisito final para obtenção do grau de Licenciatura Plena em Letras Português/Espanhol e Respectivas Literaturas499.47 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons