???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6938
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva, Elisabete de Avila da-
dc.creatorCuadros, Viviane Viviam-
dc.date.accessioned2022-03-31T17:58:53Z-
dc.date.available2022-03-31-
dc.date.available2022-03-31T17:58:53Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.citationCUADROS, Viviane Viviam. Sequência didática com enfoque CTS : utilizando a série Breaking Bad como ferramenta do ensino de química. 90 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6938-
dc.description.abstractTelevision series appeal to the general public, and there is a wide variety of series available to watch. This type of entertainment can also be used as a teaching tool, as their plots have current themes and are connected to the student's daily life. The American series Breaking Bad deals with the production of methamphetamine by the character Walter White, a chemistry professor, and the negative impact that this drug of abuse has on society. Methamphetamine is a psychoactive drug, that is, it acts on the central nervous system, with a high stimulant action, increasing physical and mental alertness, even hours after its use. This course conclusion work aims to address the theme of methamphetamine with the objective of analyzing, through the Science, Technology and Society, approach, the scientific and social aspects contained in the Breaking Bad series, and specifically sought to to investigate the feasibility of using television series as a tool in teaching chemistry. The methodology used in the application of this work consisted of a didactic sequence with a Science, Technology and Society focus, used in a group of students at the Federal University of Pampa - Campus Bagé. The following teaching was applied remotely, divided into seven meetings, between synchronous and asynchronous. In the sixth meeting, a discussion was held on the problem situation methamphetamine as a narcotic. It was observed after the end of the activity that the students reflected on the theme and considered that the use of the television series made the activity more interesting. In addition, they reported that they were more confident in relation to their opinions about the problem situation, as they developed theoretical and practical knowledge in relation to the topic addressed, becoming active in the construction of their knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSeriados no ensinopt_BR
dc.subjectEnfoque CTSpt_BR
dc.subjectEnsino de bioquímicapt_BR
dc.subjectMetanfetaminapt_BR
dc.subjectTeaching seriespt_BR
dc.subjectCTS focuspt_BR
dc.subjectTeaching biochemistrypt_BR
dc.subjectMethamphetaminept_BR
dc.titleSequência didática com enfoque CTS : utilizando a série Breaking Bad como ferramenta do ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Firme, Márcia von Frühauf-
dc.contributor.referee1Silva, Elisabete de Avila da-
dc.contributor.referee2Bento, Douglas Mayer-
dc.contributor.referee3Stefanon, Eliza Beti de Cássia-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoAs séries televisivas são um atrativo para o público em geral, e há uma grande variedade de séries disponíveis para assistir. Este tipo de entretenimento também pode ser utilizado como ferramenta de ensino, pois em seus enredos possuem temas da atualidade e conectados ao cotidiano do aluno. A série americana Breaking Bad aborda a produção de metanfetamina pelo personagem Walter White, um professor de química, e o impacto negativo que esta droga de abuso causa na sociedade. A metanfetamina é uma droga psicoativa, ou seja, age no sistema nervoso central, com elevada ação estimulante, aumentando o estado de alerta físico e mental, mesmo horas após sua utilização. Este trabalho de conclusão de curso tem o intuito de abordar a temática da metanfetamina com o objetivo de analisar, através do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade, os aspectos científicos e sociais contidos na série Breaking Bad, e de modo específico buscou-se investigar a viabilidade de utilizar séries televisivas como ferramenta no ensino de química. A metodologia utilizada na aplicação deste trabalho consistiu em uma sequência didática com enfoque Ciência Tecnologia e Sociedade, empregada em uma turma de discentes da Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé. A sequência didática foi aplicada na forma remota, dividida em sete encontros, entre síncronos e assíncronos. No sexto encontro foi realizada a discussão sobre a situação-problema metanfetamina como narcótico. Observou-se após o término da atividade que os discentes refletiram sobre a temática e consideraram que o uso da série televisiva tornou a atividade mais interessante. Além disso, eles relataram que estavam mais confiantes em relação a suas opiniões sobre a situação-problema, pois desenvolveram conhecimento teórico e prático em relação à temática abordada, tornando-se ativos na construção de seus saberes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Química

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_2_Viviane_ver._Final_p_Correcao.pdf3.92 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???