???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6936
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Missau, Fabiana Cristina | - |
dc.creator | Soares, Gustavo Machado Leal | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-31T17:55:33Z | - |
dc.date.available | 2022-03-31 | - |
dc.date.available | 2022-03-31T17:55:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-18 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Gustavo Machado Leal. Utilização de vídeo como ferramenta nas aulas de química sobre conteúdo interações intermoleculares. 60 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6936 | - |
dc.description.abstract | With technologies increasingly present in people's lives, classrooms would be no different, so it is necessary that teachers are always seeking knowledge, especially when it comes to digital tools for better development of their classes. This work aims to present videos as a tool to help teachers and high school students in the development of the class and the learning of chemistry content. For this, it was planned to use a selection of four videos from the YouTube platform to display the content of intermolecular interactions, as well as the elaboration and use of questionnaires for students of the third year of high school, to observe if using video as a reinforcement in the classroom, there would be a difference in learning compared to a traditional lecture. For this, questions with a quantitative and qualitative character were used, to better observe the answers of the students as a group and as an individual. The results obtained were satisfactory, achieving the objective of the work with a higher rate of student understanding using the video tool in the classroom as support material. The audiovisual is attractive and captivating and the result is greater attention and interest of students in the content. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas digitais | pt_BR |
dc.subject | Vídeos | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Digital tools | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.subject | Chemistry | pt_BR |
dc.title | Utilização de vídeo como ferramenta nas aulas de química sobre conteúdo interações intermoleculares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Martins, Márcio Marques | - |
dc.contributor.referee1 | Missau, Fabiana Cristina | - |
dc.contributor.referee2 | Martins, Márcio Marques | - |
dc.contributor.referee3 | Zimmermann, Nilo Eduardo Kehrwald | - |
dc.contributor.referee4 | Holzle, Luis Roberto Brudna | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | Com as tecnologias cada vez mais presentes nas vidas das pessoas, nas salas de aula não seria diferente, por isso é necessário que os professores estejam sempre buscando conhecimento, principalmente quando se trata de ferramentas digitais para melhor desenvolvimento de suas aulas. Este trabalho tem como objetivo apresentar vídeos como uma ferramenta para auxiliar professores e alunos do ensino médio no desenvolvimento da aula e do aprendizado do conteúdo de química. Para isso foi planejado o uso de uma seleção de quatro vídeos da plataforma YouTube para exibição do conteúdo interações intermoleculares, assim como a elaboração e uso de questionários para alunos do terceiro ano do ensino médio, para observar se utilizando vídeo como um reforço em sala de aula, haveria diferença no aprendizado em relação a uma aula expositiva tradicional. Para isso, foram utilizadas questões com caráter quantitativo e qualitativo, para observar da melhor forma as respostas dos alunos como um grupo e como indivíduo. Os resultados obtidos foram satisfatórios, conseguindo cumprir o objetivo do trabalho com uma taxa de entendimento maior do aluno utilizando a ferramenta vídeos em sala de aula como material de apoio. O audiovisual se mostra chamativo e cativante e o resultado é maior atenção e interesse dos alunos pelo conteúdo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Química |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
TCC_final___Gustavo_Machado_Leal_Soares.pdf | 7.74 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???