???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6878
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Assumpção, Simone Silva Pires de-
dc.creatorRocha, Sara Moraes-
dc.date.accessioned2022-03-23T17:49:14Z-
dc.date.available2022-03-23-
dc.date.available2022-03-23T17:49:14Z-
dc.date.issued2022-03-09-
dc.identifier.citationROCHA, Sara Moraes. Desenho Universal para a Aprendizagem: análise de materiais didáticos digitais para o ensino de língua inglesa. 56 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6878-
dc.description.abstractConsidering the changes in educational reality due to the pandemic and remote learning specificities, the main goal of this research is establishing, based on Universal Design for Learning (UDL) principles, the relationship between producing and using digital teaching materials and students’ motivation for learning in an online English course. Specific goals are: (1) to describe students’ feedback on the teaching materials they interacted with during the online English course, (2) to identify the potential of accessibility of the digital teaching materials developed for the classes based on the UDL principles, and (3) to suggest strategies for using and applying the UDL principles in the creation and use of digital teaching materials. Our theoretical framework was selected based on its possible relation to UDL, considering the viability of minimizing learning barriers both in the remote and in the face-to-face contexts. So as to identify the potentiality of this proposal, the criteria used to analyze the digital teaching materials were adapted from UDL's orientations related to the engagement, representation, and action and expression principles. As a result of this analysis, it was possible to relate students' feedback to motivation, level of knowledge of the target language, and the effects of the digital teaching materials on the learning process. Besides that, it was possible to identify the applicability of the criteria in the teaching materials as well in the synchronous classes and to suggest pedagogical strategies to apply the criteria that were less applied.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMateriais didáticos digitaispt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectDesenho universal para a aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de inglêspt_BR
dc.subjectDigital teaching materialspt_BR
dc.subjectRemote learningpt_BR
dc.subjectUniversal design for learningpt_BR
dc.subjectEnglish teachingpt_BR
dc.titleDesenho Universal para a Aprendizagem: análise de materiais didáticos digitais para o ensino de língua inglesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Assumpção, Simone Silva Pires de-
dc.contributor.referee2Brizolla, Francieli-
dc.contributor.referee3Morais, Kátia Vieira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoConsiderando as mudanças da realidade educacional com o surgimento da pandemia e as especificidades do ensino remoto, o objetivo geral desta pesquisa consiste em estabelecer, com base nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), a relação entre a produção e utilização de materiais didáticos digitais (MDDs) e a motivação para a aprendizagem dos alunos de um curso on-line de língua inglesa. Para isso, os objetivos específicos são: (1) descrever o feedback dos alunos quanto aos materiais didáticos (MDs) com os quais interagiram nas aulas do curso de inglês on-line, (2) identificar, com base nos princípios do DUA, o potencial de acessibilidade dos MDDs desenvolvidos para as aulas desse curso de língua inglesa e (3) sugerir estratégias de utilização e aplicação dos princípios do DUA na elaboração e utilização de MDDs. A fundamentação teórica deste estudo foi selecionada visando à possível relação com o DUA, entendendo a viabilidade dessa proposta como uma forma de minimizar barreiras de aprendizagem, tanto no contexto remoto quanto no presencial. A fim de identificar a potencialidade da proposta, os critérios utilizados para análise do MD foram adaptados a partir das orientações do DUA quanto aos princípios de engajamento, representação e ação e expressão. Como resultados da análise, foi possível relacionar as respostas dos questionários de feedback dos alunos com questões de motivação, nível de conhecimento da língua estudada e os efeitos dos MDDs na aprendizagem. Além disso, pode-se identificar o percentual de aplicação dos critérios nos MDDs e, também, nas aulas síncronas e sugerir estratégias pedagógicas para a aplicação de critérios que foram menos contemplados.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Sara_Moraes_Rocha.pdf2.11 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???