???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6863
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: A construção de narrativas (auto) biográficas na formação de professores em tempos de cibercultura
Autor(es): Rondan, Josséle Lima Vieira
Primeiro Orientador: Machado, Juliana Brandão
1° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
2° Membro da banca: Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
3° Membro da banca: Barreiro, Cristhianny Bento
4° Membro da banca: Moraes, João Carlos Pereira de
Resumo: Este relatório crítico-reflexivo apresenta a pesquisa-formação realizada no curso de Mestrado Profissional em Educação da Unipampa, Campus Jaguarão. O estudo teve como tema a construção de narrativas (auto)biográficas na formação de professores. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como os alunos de licenciatura em Letras a distância ofertada pela Universidade Federal do Pampa/Universidade Aberta do Brasil do polo Hulha Negra reconhecem suas experiências formadoras da docência por meio de construções de narrativas (auto)biográficas constituindo, assim uma ação formativa. As discussões teóricas dessa pesquisa-formação abordaram a pesquisa (auto)biográfica na formação de professores; a profissionalização docente a partir da formação inicial; a formação de professores no ciberespaço; e a construção do estado do conhecimento com alguns estudos que se aproximam da nossa temática. A formação constituiu-se em um projeto de extensão a distância com carga horária de 20h, denominado “Construindo a profissão docente através das experiências de vida”. Essa prática de desenvolveu em 6 encontros, síncronos e assíncronos. A metodologia utilizada apoia-se nos conceitos de Marie Cristhine Josso, perpassando por quatro fases: a construção narrativa da formação; a elaboração da narrativa; a compreensão e interpretação das narrativas escritas e a fase do balanço feita pelos participantes e pela pesquisadora-formadora. Para a análise dos dados e discussão dos resultados foram construídas duas categorias de análise baseadas na análise temática e na categorização proposta por Josso: a) experiências afetivas como referência no processo de formação; e b) momentos cruciais de transformação de vida e formação, sendo que a categoria “b” é composta por 2 subcategorias. Levando em conta a construção (auto)biográfica dos participantes desta pesquisa-formação, foi perceptível que ao contarem suas histórias e compartilharem com o outro é possível reconhecer seu processo de formação docente. Os sujeitos destacaram nas narrativas suas experiências afetivas como referência em seus processos de formação, momentos cruciais na transformação de vida e formação, bem como momentos cruciais na formação a partir da vivência no projeto. A pesquisadora formadora também teve a oportunidade de compreender seu processo formativo e resgatar alguns momentos cruciais para sua vida e formação. Desse modo, a pesquisa realizada contribuiu para demonstrar que a prática de construção de narrativas (auto)biográficas contribui para a construção docente e oportuniza a reflexão sobre a formação de professores.
Resumen: Este informe crítico-reflexivo presenta la investigación de formación realizada en el curso de Maestría Profesional en Educación de Unipampa, Campus Jaguarão. El estudio tuvo como tema la construcción de narrativas (auto) biográficas en la formación del profesorado. El objetivo general de la investigación fue comprender cómo los estudiantes de Literatura a distancia que ofrece la Universidad Federal de Pampa / Universidad Abierta de Brasil en el polo Hulha Negra reconocen sus experiencias docentes a través de la construcción de narrativas (auto) biográficas, constituyendo así una acción formativa. Las discusiones teóricas de esta investigación-formación abordaron la investigación (auto) biográfica en la formación del profesorado; profesionalización docente desde la formación inicial; formación de profesores en el ciberespacio; y la construcción del estado del conocimiento con algunos estudios que abordan nuestra temática. La formación consistió en un proyecto de extensión a distancia con una carga de trabajo de 20 horas, denominado “Construyendo la profesión docente a través de experiencias de vida”. Esta práctica se desarrolló en 6 encuentros, sincrónicos y asincrónicos. La metodología utilizada se basa en los conceptos de Marie Cristhine Josso, abarcando cuatro fases: la construcción narrativa de la formación; la elaboración de la narrativa; la comprensión e interpretación de las narrativas escritas y la fase de equilibrio realizada por los participantes y por el investigador-formador. Para el análisis de datos y discusión de resultados se construyeron dos categorías de análisis a partir del análisis temático y de la categorización propuesta por Josso: a) experiencias afectivas como referencia en el proceso de formación; y b) momentos cruciales de transformación y formación de vida, con la categoría “b” compuesta por 2 subcategorías. Teniendo en cuenta la construcción (auto) biográfica de los participantes en esta investigación-formación, se nota que cuando cuentan sus historias y las comparten con otros, es posible reconocer su proceso de formación docente. Los sujetos destacaron en las narrativas sus vivencias afectivas como referente en sus procesos de formación, momentos cruciales en la transformación de la vida y la formación, así como momentos cruciales en la formación a partir de su experiencia en el proyecto. La investigadora en formación también tuvo la oportunidad de comprender su proceso de formación y rescatar algunos momentos cruciales para su vida y formación. Así, la investigación realizada contribuyó a demostrar que la práctica de construir narrativas (auto) biográficas contribuye a la construcción docente y brinda espacios de reflexión sobre la formación docente.
metadata.dc.subject: Narrativas (auto)biográficas
Formação docente
Experiências de vida
Ciberespaço
Narrativas (auto) biográficas
Formación del profesorado
Experiencias de vida
Ciberespacio
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.identifier.citation: RONDAN, Josséle Lima Vieira. A construção de narrativas (auto) biográficas na formação de professores em tempos de cibercultura. 133p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6863
metadata.dc.date.issued: 4-Oct-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
JosséleLimaVieira2021.pdfJosséle Lima Vieira 20211.33 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???