???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6845
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Investigação do Desenvolvimento da Aprendizagem e do Pensamento Geométrico
Autor(es): Fuchs, Joaquina Solange
Primeiro Orientador: Silveira, Karla Beatriz Vivian
1° Membro da banca: Leão, Alex Sandro Gomes
2° Membro da banca: Junqueira, Sonia Maria da Silva
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar e analisar como se desenvolve a aprendizagem e o pensamento geométrico euclidiano dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, fundamentada no modelo de Van Hiele. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica sobre o desenvolvimento da aprendizagem geométrica e o modelo de Van Hiele, considerando os cinco níveis de aprendizagem relacionados ao ensino da Geometria e sua compreensão. A metodologia adota pressupostos de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com estudo de caso. Foi planejada uma sequência didática e aplicadas no 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual de Ensino Médio Odila Villordo de Moraes, em Itaqui, durante três encontros de dois períodos aula, cada. A coleta de dados deu-se por meio de anotações das observações da pesquisadora durante a investigação e pelas resoluções dos alunos, que foram recolhidas ao término de cada encontro. Quanto aos resultados, verificou-se as dificuldades em (re)conhecer as propriedades, definições e classificações dos conteúdos geométricos trabalhados, considerando os cinco Níveis de van Hiele e as fases de aprendizagem. Concluiu-se o quanto é importante o professor trabalhar a linguagem matemática e desenvolver os conhecimentos geométricos na integra. Constatou-se que a aprendizagem geométrica acontece quando o aluno compreende e se apropria do conhecimento geométrico, utilizando estratégias de resolução e que o pensamento geométrico ocorre quando conjectura sobre os conhecimentos aprendidos, utilizando um raciocínio próprio. Verificou-se a importância dos níveis de aprendizagem que os alunos se encontram e o quanto esta pesquisa é relevante e contribui para a minha formação.
Abstract: The present research aims to investigate and analyze how the Euclidean learning and geometric thinking of the students of the 9th grade of Elementary School, based on the Van Hiele model, develops. For this, we sought theoretical basis on the development of geometric learning and the Van Hiele model, considering the five levels of learning related to the teaching of Geometry and its understanding. The methodology adopts the presuppositions of a qualitative research, of applied nature, with case study. It was planned a didactic sequence and applied in the 9th year of Elementary School, of the State High School Odila Villordo de Moraes, in Itaqui, during three meetings of two class periods each. Data collection was done by means of annotations of the researcher's observations during the investigation and by the students' resolutions, which were collected at the end of each meeting. As for the results, the difficulties in (re-) knowing the properties, definitions and classifications of the geometric contents worked, considering the five levels of van Hiele and the learning phases, were verified. It was concluded how important it is for the teacher to work on the mathematical language and to develop the geometric knowledge in the whole. It was observed that geometric learning happens when the student understands and appropriates geometric knowledge, using strategies of resolution and that geometric thinking occurs when conjecture about the knowledge learned, using their own reasoning. It was verified the importance of the levels of learning that the students are and how much this research is relevant and contributes to my formation.
metadata.dc.subject: Pensamento geométrico.
Aprendizagem geométrica.
Geometria.
Modelo de Van Hiele.
Geometric thinking.
Geometric learning.
Geometry.
Model of Van Hiele
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
metadata.dc.identifier.citation: FUCHS, Joaquina Solange. Investigação do desenvolvimento da aprendizagem e do pensamento geométrico. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6845
metadata.dc.date.issued: 25-Jun-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mat 2019 Joaquina S Fuchs.pdf912.04 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???