???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6611
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: A inovação pedagógica na base nacional comum curricular: Língua portuguesa e Ciências da Natureza numa perspectiva Interdisciplinar
metadata.dc.title.alternative: Pedagogical innovation in the common national curriculum base: Portuguese language and Natural Sciences in a perspective interdisciplinary
Autor(es): Soares, Patrícia Gavião
Primeiro Orientador: Mello, Elena Maria Billig
Resumo: A presente pesquisa, intitulada “A inovação pedagógica na Base Nacional Comum Curricular: Língua portuguesa e Ciências da natureza numa perspectiva interdisciplinar” aborda o tema inovação pedagógica na política curricular vigente. Como referencial teórico-epistemológico tem-se autores com embasamento crítico na área da educação, como: Saviani (2009), Carbonell (2002), Ball (2005), Lopes e Macedo (2011), Cunha (2016), Diniz-Pereira (1999), Galiazzi (2018), Gil (1999), Singer (2015, 2019), entre outros. Buscou-se reunir dados com o propósito de responder ao problema central de pesquisa: De que forma a inovação pedagógica se faz presente na BNCC, especificamente em Língua Portuguesa e Ciências, nos anos finais do Ensino Fundamental, numa perspectiva interdisciplinar? É uma pesquisa documental, exploratória e descritivo-crítica da BNCC, com análise a partir da Análise Textual Discursiva, que culminou nos metatextos que compõem essa investigação. Com base na pesquisa documental e achados emergentes na ATD, a pesquisa verificou haver na BNCC uma perspectiva de inovação pedagógica preponderantemente tecnológica, além de regulatória e prescritiva, o que dificulta ou coíbe práticas inovadoras e interdisciplinares. Pelos resultados obtidos pode-se dizer que a BNCC apresenta a inovação regulatória que vai ao encontro da proposta pautada na Pedagogia das Competências. Essa perspectiva de padronização e homogeneização curricular que preconiza uma educação tecnicista e que atende a um ideário de formação para o atendimento à demanda de mercado, é a visão neoliberal de educação que avança sobre a escola pública com fins de privatização. Pelos resultados obtidos, enfatiza-se a necessidade de ressignificação desse documento normativo e prescritivo que faz parte de uma política maior de governo e de tentativa de mercantilização da educação. Não se pode simplesmente aceitar e implementar o que a Base impõe sem a devida reflexão e discussão coletiva para encontrar maneiras de resistência à essa reforma neoliberal.
Abstract: This research, entitled “Pedagogical innovation in the National Common Curriculum Base: Portuguese Language and Natural Sciences in an Interdisciplinary Perspective”, addresses the theme of pedagogical innovation in the current curriculum policy. The study presented in the theoretical framework verifies concepts about curriculum, innovation, interdisciplinarity, as well as competences and performativity that emerged in the analysis. The authors who epistemologically supported this investigation were Saviani (2009), Carbonell (2002), Tardiff (2002), Ball (2005), Lopes and Macedo (2011), Cunha (2018), Diniz-Pereira (1999), Galiazzi (2018 ), GIL (1999), Singer (2015 - 2019), among others. We sought to gather data in order to answer the central research problem: How is pedagogical innovation present at BNCC, specifically in Portuguese Language and Science, in the final years of Elementary School, in an interdisciplinary perspective? The method used was documental, exploratory and descriptive research, with analysis based on the Discursive Textual Analysis – ATD – which culminated in the metatexts that make up this investigation. Based on documentary research and findings emerging from the ATD, the research found that there is a predominantly technological perspective of pedagogical innovation in BNCC, as well as regulatory and prescriptive, which hinders or inhibits innovative and interdisciplinary practices. From the results obtained, it can be said that the BNCC presents the regulatory innovation that meets the proposal based on the pedagogy of competences that constitute the Base. This perspective of curricular standardization and homogenization, which advocates a technical education and which meets the ideal of training to meet market demand, is the neoliberal vision of Education that advances towards public schools with the aim of privatization. Based on the results obtained, we emphasize the need to re-signify this normative and prescriptive Document that is part of a larger government policy and an attempt to market education. We cannot simply accept and implement what the Base imposes without due reflection and collective discussion to find ways to resist this neoliberal reform.
metadata.dc.subject: Currículo
Inovação pedagógica
Competências
Base nacional comum curricular
Curriculum
Pedagogical innovation
Competences
National common curriculum base
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
metadata.dc.identifier.citation: SOARES, Patrícia Gavião. A inovação pedagógica na base nacional comum curricular: Língua portuguesa e Ciências da Natureza numa perspectiva interdisciplinar. 133 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Uruguaiana, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6611
metadata.dc.date.issued: 2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
PATRÍCIA GAVIÃO SOARES.pdf1.43 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???