???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6607
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Práticas teatrais no viés de Augusto Boal e Paulo Freire: inovação pedagógica nos anos finais do ensino fundamental
metadata.dc.title.alternative: Theatrical practices in the bias of Augusto Boal and Paulo Freire: pedagogical innovation in the final years of elementary school
Autor(es): Matos, Everton Coelho de
Primeiro Orientador: Mello, Elena Maria Billig
Resumo: O desejo de construir novas práticas pedagógicas que busquem proporcionar uma educação por meio do diálogo, da ação-reflexão-ação, que possibilite uma aprendizagem significativa por meio da arte cênica, foi o propulsor desta pesquisa. Para este fim, me propus a analisar a potencialidade do Teatro do Oprimido, a partir das contribuições de Augusto Boal e de Paulo Freire, como prática didático-metodológica inovadora, com viés crítico-transformadora, nos anos finais do Ensino Fundamental. Considero de suma importância que os saberes de minha experiência sejam ressignificados por meio do diálogo junto ao conhecimento científico. Desta pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa, em que emergem das minhas práticas pedagógicas o meu processo enquanto educador, um conhecimento profundo sobre a minha relação com os/as educandos/as, o caminho a melhorar na busca de uma educação crítica e libertadora. Para a compreensão de forma significativa dos processos narrativos, realizo aproximações à Análise Textual Discursiva (ATD), sendo analisados artefatos pedagógicos: planos de ensino, projetos interdisciplinares, registros escritos, desenhos, registros fotográficos e o Projeto Político-Pedagógico da escola em que atuo. Para isso, propus como categorias centrais: perspectiva ético-estética, libertação e inovação pedagógica; e como categorias articuladoras: protagonismo, formação humana, humanização, sendo que no desenvolver da análise emergiu a categoria emoção/ sentimentos. Por meio da análise, entre os artefatos pedagógicos investigativos mencionados, fica evidente no comportamento dos/as educandos/as que eles aceitaram a proposta de se trabalhar com práticas pedagógicas teatrais, e que estas cumprem seu papel de desenvolver uma educação crítica e transformadora. Ao analisar a relação existente entre Boal e Freire, ficou nítido que ambos concebem a educação por meio do diálogo e da experiência. Por meio de suas práticas buscaram desenvolver a consciência crítica e reflexiva. Freire dá voz aos/as educandos/as e Boal dá voz ao/a ator/iz e aos espectadores/as, proporcionando a autonomia e conscientização, e uma educação que liberte, que possibilite a transformação social. Por meio das reflexões e análises das práticas pedagógicas teatrais desenvolvidas, pude perceber os processos de desenvolvimento dos/as educandos/as, em quepuderam desenvolver inúmeras habilidades, entre elas o próprio reconhecimento enquanto seres humanos, e a sociedade em que eles/as estão inseridos/as. A prática pedagógica teatral possibilita o fazer pedagógico crítico e reflexivo a partir de realidades sociais em que os/as educandos/as vivenciem situações diferenciadas. No viés da inovação, as práticas pedagógicas teatrais ressignificam o aprendizado, tornando o processo educativo atual e contextualizado e fazendo com que a construção do conhecimento ocorra de forma lúdica, significativa e prazerosa.
Abstract: The desire to build new pedagogical practices that seek to provide an education through dialogue, action-reflection-action, that enables meaningful learning through scenic art. was the propellant of this research. For this purpose I proposed to analyze the potential of the Oppressed Theater, from the contributions of Augusto Boal and Paulo Freire as an innovative didacticmethodological practice with a critical-transforming bias, in the final years of elementary school. I consider it extremely important that the knowledge of my experience be resigned through dialogue together with scientific knowledge. From this narrative research, with a qualitative approach, in which my process as an educator emerges from my pedagogical practices, a deep knowledge about my relationship with students is the way to improve in the search for a critical and liberating education. For a meaningful understanding of narrative processes, I carry out approaches to Discourse Textual Analysis (DTA), analyzing pedagogical artifacts: study plans, interdisciplinary projects, written records, drawings, photographic records and the Political-Pedagogical Project of the school where I work. For this, I proposed as central categories: ethical-aesthetic perspective, liberation and pedagogical innovation: and as articulating categories: protagonism, human formation, humanization, and in the development of the analysis the emotion/feeling category emerged. Through analysis, among the investigative pedagogical artifacts mentioned, is evident in the behavior of students that they accepted the proposal to work with theatrical pedagogical practices, and that these fulfill their role of developing a critical and transformed education. By analyzing the relationship between Boal and Freire, it was clear that both conceive education through dialogue and experience. Through their practices they sought to develop critical and reflective awareness. Freire gives voice to students and Boal gives voice to actors and spectators providing autonomy and awareness, and an education that frees, that enables social transformation. Through reflections and analysis of theatrical pedagogical practices developed, I could see the development processes of the students, in which they were able to develop countless stills, among them the very recognition as human beings, and the society in which they live. Theatrical pedagogical practice enables critical and reflective pedagogical practice from social realities in which students experience in different situations. In terms of innovation, theatrical pedagogical practices give new meaning to learning, making the educational process current and contextualized and making the construction of knowledge occur in a playful way, meaningful and pleasurable.
metadata.dc.subject: Prática pedagógica teatral
Inovação pedagógica
Educação crítico-transformadora
Theatrical Pedagogical Practice
Pedagogical innovation
Critical education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
metadata.dc.identifier.citation: MATOS, Everton Coelho de. Práticas teatrais no viés de augusto boal e Paulo Freire: inovação pedagógica nos anos finais do ensino fundamental. 138 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Uruguaiana, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6607
metadata.dc.date.issued: 2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
EVERTON COELHO DE MATOS.pdf5.44 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???