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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista: compreensão dos docentes atuantes no atendimento educacional especializado
metadata.dc.title.alternative: Inclusion of students with autism spectrum disorder: understanding of teachers working in specialized educational care
Autor(es): Viçosa, Débora Lopes
Primeiro Orientador: Salgueiro, Andréia Caroline Fernandes
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por distúrbios do desenvolvimento neurológico que acarreta em déficits nas dimensões sociais, comunicativas e comportamentais. Evidencia-se, entre os distintos diagnósticos presentes no Atendimento Educacional Especializado (AEE), como um dos mais presentes no ambiente escolar. Desse modo, a presente pesquisa teve como objetivos: i) investigar, em documentos normatizadores da educação, as orientações para a inclusão de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na Educação Básica, assim como as diretrizes para formação de educadores inclusivos; ii) averiguar a compreensão dos docentes atuantes no AEE acerca do processo de inclusão de estudantes com TEA no contexto educacional do Ensino Fundamental. A pesquisa possui caráter qualitativo e descritivo, sendo elaborada a partir de Análise Documental e Estudo de Caso. Na primeira etapa se realizou uma análise em documentos que norteiam a educação no Brasil e no estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de identificar orientações para formação de professores e para a inclusão de estudantes. Na segunda etapa foi aplicado um questionário contendo questões abertas e fechadas aos professores atuantes no AEE, visando identificar suas compreensões sobre TEA e sobre a inclusão de educandos com este diagnóstico na escola. Os dados foram tratados mediante Análise de Conteúdo e categorizados por meio de Nuvens de Palavras. Os resultados referentes a análise de documentos educacionais indicam orientações limitadas e duplicadas, enaltecendo o direito à permanência deste público em classes comuns do ensino regular, com apoio do AEE, porém sem diretrizes de como deve ocorrer o processo de inclusão. Essa limitação afeta as orientações relacionadas com a formação de docentes de classes regulares, sendo direcionas para os profissionais de salas especializadas, o que inibe o processo inclusivo de maneira geral. Identificou-se ainda que os documentos não indicam a responsabilidade de União, estados e municípios em caso de descumprimento de seus dispositivos legais. Na segunda etapa da pesquisa participaram nove professoras atuantes no AEE de escolas públicas estaduais e municipais de Ensino Fundamental. Se constatou que a compreensão das docentes sobre o AEE se aproxima do que consta nas orientações legais. Quanto ao TEA, averiguou-se que as docentes possuem conhecimentos frágeis, fazendo alusão às características mais divulgadas sobre esse transtorno, sem entretanto se aprofundarem nos aspectos relacionados com as dimensões sociais, comunicativas, comportamentais e do neuro desenvolvimento. Se evidencia ainda, entre os dados encontrados, a dificuldade no processo de inclusão e da compreensão de não se reconhecerem suficientemente capacitadas para atender de forma adequada os alunos com TEA. Se conclui assim, que para sanar as lacunas aqui diagnosticadas, é urgente a revisão dos aspectos normatizadores referentes à formação de educadores inclusivos, ao AEE e ao TEA, de modo a ampliar as orientações sobre inclusão destes estudantes em todos os seus espectros. Se infere ainda, ser necessário que estes documentos tragam de forma nítida as diretrizes para formação de educadores de classes regulares inclusivos, de formação continuada de profissionais do AEE e que visem, além de discutir a abordagem conceitual de TEA, capacitá-los, por meio de estratégias e métodos, para o atendimento das especificidades dos educandos com esse transtorno.
Abstract: Autistic Spectrum Disorder (ASD) is characterized by neurological development disorders that result in deficits in social, communicative and behavioral dimensions. In the Specialized Educational Service (SES), the ASD it stands out as one of the diagnosis most present in the school environment. Thus, the present research aimed to: i) investigate, in education standardizing documents, the guidelines for inclusion of students with disabilities, pervasive developmental disorders and high abilities/giftedness in Basic Education, as well as the guidelines for training inclusive educators; ii) investigate the understanding of teachers working in the SES about inclusion of students with ASD in the educational context of Elementary School. Research has a qualitative and descriptive character, being elaborated from Document Analysis and Case Study. In the first stage, an analysis was carried out on documents that guide education in Brazil and in the Rio Grande do Sul state , with the aim of identifying guidelines for teacher training and for students inclusion. In the second stage, a questionnaire containing open and closed questions was applied to teachers working in SES, in order to identify their understanding of ASD and on the school students inclusion. Data were treated using Content Analysis and categorized using word clouds. Results referring to educational documents analysis indicate limited guidelines and duplicates, praising the right of this students to remain in regular classes of regular education, with the SES support, but without guidelines on how the inclusion process should take place. This limitation affects the guidelines related to the training of teachers in regular classes, being directed to professionals in specialized classrooms, which inhibits the inclusive process in general. It was also identified that the documents do not indicate the responsibility of the Union, states and municipalities in case of non-compliance with their legal provisions. Participated in the second stage of the research, nine teachers working in the SES of public elementary schools. It was found that the understanding of teachers about the SES is close to what is stated in the legal guidelines. As for the ASD, it was found that the teachers have fragile knowledge, alluding to the most publicized characteristics about this disorder, without, however, delving into the aspects related to the social, communicative, behavioral and neurodevelopmental deficits. Among the data found, there is also evidence of the inclusion difficulty and understanding process of not recognizing that they are sufficiently capable to adequately assist students with ASD. Thus, it is concluded that, in order to remedy the gaps diagnosed here, it is urgent to review the normative aspects related to inclusive educators training for ASD and SES, in order to expand the guidelines on the inclusion of these students in all its spectrums. It is further inferred that it is necessary that these documents clearly contain the guidelines for educators training from inclusive regular classes, continuing education of SES professionals, and who aim, in addition to discussing the conceptual approach of ASD, to enable them, through strategies and methods, to meet the specific needs of students with this disorder.
metadata.dc.subject: Atendimento educacional especializado
Specialized educational service
Autism spectrum disorder
Inclusion
Inclusive teaching
Transtorno do espectro do Autismo
Inclusão
Docência inclusiva
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
metadata.dc.identifier.citation: VIÇOSA, Débora Lopes. Inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista: compreensão dos docentes atuantes no atendimento educacional especializado. 90 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Uruguaiana, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6600
metadata.dc.date.issued: 2021
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