???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6521
Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: Gravidez na adolescência: suas determinações e os desafios no seu enfrentamento
Autor(es): Escoto, Laureane da Rocha
Primeiro Orientador: Silva, Jorge Alexandre da
1° Membro da banca: Oliveira, Simone Barros de
2° Membro da banca: Almeida, Andreia Cristina da Silva
Resumo: A gravidez na adolescência é uma temática que exige análise para além da relação do determinismo biológico, o desenvolvimento sexual e o ato sexual, uma vez que as relações sociais de sexo na nossa cultura perpassam o patriarcado, o machismo, o sexismo e o papel disseminador do mito do amor materno às mulheres nos cuidados de crianças e adolescente. A pesquisa que ascendeu no presente artigo teve como objetivo geral problematizar as determinações constitutivas da gravidez na adolescência como fenômeno social, para tanto, foi realizado um ensaio teórico que procurou apreender criticamente o tema a partir de diferentes aspectos da realidade. Desta forma, realizou-se pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico por meio de leituras de artigos científicos da plataforma Scielo, com realização de análise de conteúdo sendo o método dialético crítico como norteador da análise da realidade.
Resumen: El embarazo adolescente es un tema que requiere análisis más allá de la relación del determinismo biológico, el desarrollo sexual y el acto sexual, ya que las relaciones sociales del sexo en nuestra cultura permean el patriarcado, el machismo, el sexismo y el rol diseminador del mito del amor materno por la mujer en cuidado de niños y adolescentes. La investigación que surgió en este artículo tuvo como objetivo general problematizar las determinaciones constitutivas del embarazo adolescente como fenómeno social, por lo que se realizó un ensayo teórico que buscó aprehender críticamente el tema desde diferentes aspectos de la realidad. Así, se realizó una investigación bibliográfica cualitativa a través de la lectura de artículos científicos en la plataforma Scielo, siendo el análisis de contenido el método dialéctico crítico como guía para el análisis de la realidad.
metadata.dc.subject: Gravidez na adolescência
Comportamento sexual
Amor materno
Embarazo adolescente
Conducta sexual
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Especialização em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente em Situação de Violência
metadata.dc.identifier.citation: ESCOTO, Laureane da Rocha. Gravidez na adolescência: suas determinações e os desafios no seu enfrentamento. 2021. 29 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Pós Graduação Latu Sensu em Políticas de atenção a crianças e adolescentes em situação de violência - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6521
metadata.dc.date.issued: 2-Dec-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente em Situação de Violência

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Laureane da Rocha Escoto 2021.pdf584.19 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???