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dc.contributor.advisor1Salbego, Juliana Zanini-
dc.creatorGomes, Willian da Silva-
dc.date.accessioned2022-01-14T19:25:55Z-
dc.date.available2022-01-14T19:25:55Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.citationGOMES, Willian da Silva. A construção das identidades de marca a partir das embalagens de cigarros de Club One e Camel. 2019. 77 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6314-
dc.description.abstractThis research seeks to conduct a study on brand identity from Club One and Camel cigarette packaging. The trajectory for the theoretical construction of this research was based on semiotic theories, having as a general objective to investigate the construction of brand identity from brand packaging since, due to a series of legal restrictions the disclosure of these products becomes limited. And packaging is one of the few types of consumer contact. A theoretical survey on marketing was conducted, understanding the place of packaging within the marketing mix. We look at key issues that determine tobacco marketing and advertising legislation, specifically on packaging. We developed a study on the elements that make up the anatomy of cigarette packaging such as structural design , shape, material, graphics, color, illustration in design, language messages, among others. And finally from this specification, we seek to understand the construction of brand identity and through packaging. We used two methodological processes for the construction of this study, the first being the bibliographical analysis, fundamental for all work in the academic field, from authors such as Kotler and Keller (2006), who present the concepts of Marketing and Composite Marketing, Calver (2009) who talks about packaging design andNeumeier (2009) who links branding anddesign. And, finally, the semiotic analysis fromPeirce's semiotics from the perspective of Perez (2016). It was possible to realize that packaging has communicative potential to reach consumers. With the limitations given by legislation further strengthens the visibility of design work in building the visual identity of cigarette wallets in Brazil. The cigarette wallet will continue to be considered an accessory, besides being a marketing and advertising product, it is also an object that adds value of social interaction and status to the consumer.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmbalagenspt_BR
dc.subjectAnúncios – Fumopt_BR
dc.subjectMarca de produtospt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectPackagingpt_BR
dc.subjectAds - Smokept_BR
dc.titleA construção das identidades de marca a partir das embalagens de cigarros de Club One e Camelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2460176509182607pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504569933099072pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Marcelo da Silva-
dc.contributor.referee2Coutinho, Renata Patricia Corrêa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7816234296320593pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661617197661457pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca realizar um estudo sobre identidade de marca a partir de embalagens de cigarro das marcas Club One e Camel. A trajetória para a construção teórica desta pesquisa foi embasada em teorias da semiótica, tendo como objetivo geral investigar a construção da identidade de marca a partir das embalagens das marcas visto que, devido a uma série de restrições legais, a divulgação deste produtos é altamente limitada, sendo a embalagem um dos únicos pontos de contato com o consumidor. Foi realizado um levantamento teórico sobre o marketing, compreendendo o lugar das embalagens dentro do mix de marketing . Verificamos questões principais que determinam a legislação sobre marketing e propaganda relativos ao tabaco, especificamente sobre embalagens. Desenvolvemos um estudo sobre os elementos que compõem a anatomia das embalagens de cigarro como design estrutural, formato, material, elementos gráficos, cor, ilustração no design, mensagens linguísticas, entre outros. E por fim a partir desta especificação, buscamos entender a construção da identidade das marcas a através das embalagens. Utilizamos dois processos metodológicos para a construção deste estudo sendo o primeiro a análise bibliográfica, fundamental para todo trabalho no âmbito acadêmico, a partir de autores como Kotler e Keller (2006) que apresentam os conceitos de Marketing e o Composto de Marketing , assim como Calver (2009) que fala sobre o design de embalagens e Neumeier (2009) que faz uma ponte entre o branding e o design. E, por último, a análise de cunho semiótico a partir da semiótica de Peirce pela perspectiva de Perez (2016). Foi possível perceber que a embalagem tem potencial comunicativo para alcançar os consumidores e, com as limitações dadas pela legislação, fortalece ainda mais a visibilidade do trabalho de design na construção da identidade visual de carteiras de cigarro no país. A carteira de cigarro dificilmente deixará de ser considerada um acessório pois, além de um ser um produto mercadológico e publicitário, é também um objeto que agrega valor de interação social e status ao consumidor.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

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