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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Perspectivas da gestão escolar sobre o atendimento especializado na rede municipal de Bagé
Autor(es): Madruga, Francine Carvalho
Primeiro Orientador: Brizolla, Franciéli
Coorientador: Martins, Claudete da Silva Lima
1° Membro da banca: Brizolla, Franciéli
2° Membro da banca: Martins , Claudete da Silva Lima
3° Membro da banca: Rodriguez, Rita de Cássia Cóssio
4° Membro da banca: Melo , Elena Maria Billig
Resumo: Esta pesquisa trata sobre a gestão escolar e o atendimento educacional especializado (AEE) nos processos inclusivos, sendo necessária essa discussão porque se trata do paradigma normativo-legal vigente no Brasil, desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e, mais especificamente, a partir de 2008 com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e em 2011 com o Decreto do AEE. Tem como objetivo analisar as práticas de gestão escolar e a implementação de espaços educacionais inclusivos em escolas de ensino fundamental da rede municipal de Bagé. Na pesquisa são discutidos os temas teóricos da inclusão escolar, gestão escolar e atendimento educacional especializado, tendo como principais autores: Baptista (2013), Brizolla (2006), Glat & Blanco (2007), Lück, H. (2006, 2009), Mantoan (2003), Paro (2006, 2010), Rodrigues (2006), Sassaki (1997, 2002, 2003, 2005), Vasconcellos (2000, 2008, 2014). É uma pesquisa de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e a metodologia utilizada é do tipo pesquisa-ação (DIONNE, 2007). O contexto de investigação são 14 escolas de ensino fundamental do município de Bagé, tendo como participantes 23 gestores escolares, sendo que em algumas escolas mais de um gestor manifestou interesse em participar da pesquisa (6 EMEFs com 1 gestor/a, 7 EMEFs com 2 gestores/as e 1 EMEF com 3 gestores/as). Para coleta de dados foram utilizados questionário semiestruturados e cadernos de metacognição, que foram analisados com base na metodologia de análise de conteúdo, onde foram construídas as categorias (BARDIN, 2011). As ações da pesquisa foram realizadas em duas etapas, sendo a primeira a ação diagnóstica em maio/2020, por meio de questionários semiestruturados e, após a ação de intervenção realizada por meio de Tertúlias (MARTINS et al., 2019), com gestores escolares sobre AEE, no período de março a maio/2021, em que foram utilizados os cadernos de metacognição para coleta de dados. A partir da pesquisa, identificamos algumas barreiras para a implementação do AEE nas escolas, como espaços físicos limitados, número elevado de estudantes público do AEE em relação às turmas e aos professores do AEE, demandas dos supervisores dificultando a gestão de tempo/espaço para o trabalho colaborativo, baixa participação das famílias, falta de entendimento sobre os documentos oficiais da escola. Contudo, a principal barreira percebida é a atitudinal (SILVA, 2012), devido à resistência e desconhecimento quanto às potencialidades dos estudantes, bem como a incompreensão quanto ao atendimento às especificidades dos estudantes, que algumas vezes resultam em barreiras metodológicas. Os gestores escolares apontaram como possibilidades para uma escola inclusiva o trabalho colaborativo e articulado entre todos os profissionais, com vistas a minimizar as barreiras encontradas e a reorganização dos documentos oficiais, implementando em cada realidade escolar e não apenas como um documento a ser construído e "engavetado”, mas um documento que reflita a instituição, dinâmico, democrático e inclusivo.
Resumen: Esta investigación trata sobre la gestión escolar y la asistencia educativa especializada (AEE) en procesos inclusivos, y esta discusión es necesaria porque es el paradigma normativo-legal vigente en Brasil, desde la Ley de Lineamientos y Bases de la Educación Nacional de 1996, y más, en concreto, a partir de 2008 con la Política Nacional de Educación Especial desde la Perspectiva de la Educación Inclusiva y en 2011 con el Decreto de la AEE. Tiene como objetivo analizar las prácticas de gestión escolar y la implementación de espacios educativos inclusivos en las escuelas primarias de la red municipal de Bagé. La investigación discute los temas teóricos de inclusión escolar, gestión escolar y atención educativa especializada, teniendo como autores principales: Baptista (2013), Brizolla (2006), Glat & Blanco (2007), Lück, H. (2006, 2009), Mantoan. (2003), Paro (2006, 2010), Rodrigues (2006), Sassaki (1997, 2002, 2003, 2005), Vasconcellos (2000, 2008, 2014). Es una investigación con enfoque cualitativo (BOGDAN; BIKLEN, 1994) y la metodología utilizada es del tipo investigación-acción (DIONNE, 2007). El contexto de la investigación son 14 escuelas primarias del municipio de Bagé, con 23 administradores escolares como participantes, y en algunas escuelas más de un administrador expresó interés en participar en la investigación (6 EMEF con 1 administrador, 7 EMEF con 2 administradores y 1 EMEF con 3 encargados). Para la recolección de datos se utilizaron cuestionarios semiestructurados y cuadernos de metacognición, los cuales fueron analizados con base en la metodología de análisis de contenido, donde se construyeron las categorías (BARDIN, 2011). Las acciones de investigación se llevaron a cabo en dos etapas, siendo la primera la acción de diagnóstico en mayo / 2020, a través de cuestionarios semiestructurados y, tras la acción de intervención realizada a través de Tertúlias (MARTINS et al., 2019), con responsables escolares en AEE. , de marzo a mayo / 2021, en el que se utilizaron los cuadernos de metacognición para la recolección de datos. A partir de la investigación, identificamos algunas barreras para la implementación de la AEE en las escuelas, como espacios físicos limitados, alto número de estudiantes públicos de la AEE en relación a las clases y docentes de la AEE, demandas de los supervisores que dificultan la gestión. tiempo / espacio para el trabajo colaborativo, baja participación familiar, falta de comprensión de los documentos oficiales de la escuela. Sin embargo, la principal barrera percibida es la actitudinal (SILVA, 2012), debido a las resistencias y desconocimiento sobre el potencial de los estudiantes, así como la falta de comprensión para atender las necesidades específicas de los estudiantes, que en ocasiones resultan en barreras metodológicas. Los gestores escolares señalaron como posibilidades de una escuela inclusiva el trabajo colaborativo y articulado entre todos los profesionales, con miras a minimizar las barreras encontradas y la reorganización de los documentos oficiales, implementando en cada realidad escolar y no solo como un documento a construir y "archivado", sino un documento que refleja la institución, dinámico, democrático e inclusivo.
metadata.dc.subject: Inclusão escolar
Atendimento educacional especializado
Gestão escolar
Inclusión escolar
Servicio educativo especializado
Gestión escolar
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
metadata.dc.identifier.citation: MADRUGA, Francine Carvalho. Perspectivas da gestão escolar sobre o atendimento educacional especializado na rede municipal de Bagé. 177 f.: il. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6277
metadata.dc.date.issued: 29-Nov-2021
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