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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Interdisciplinaridade na saúde mental: reflexões a partir do estágio supervisionado em Serviço Social
Autor(es): Santana, Yuri Goya
Primeiro Orientador: Silva, Jocenir de Oliveira
1° Membro da banca: Oliveira, Simone Barros de
2° Membro da banca: Berwig, Solange Emilene
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC em formato de relatório teórico-prático propõe resgatar a relevância da interdisciplinaridade na saúde mental, considerando para isso o período de graduação, em especial o estágio obrigatório supervisionado em serviço social. A inserção na experiência de estágio oportunizou a aproximação das condições concretas do exercício profissional da equipe do CAPS I Dr° Caio Escobar de São Borja - RS, seu potencial e limitações. Partindo da aproximação com o campo de estágio surgiu a necessidade de aprofundar o entendimento sobre a interdisciplinaridade, que se enquadra como uma ferramenta de trabalho importante para qualificar as intervenções de saúde mental. O objetivo geral deste estudo foi refletir sobre o trabalho interdisciplinar, enquanto ações interventivas possíveis para potencializar o entrosamento da equipe do CAPS I, visto que, a concepção dos trabalhadores sobre como se materializa de forma concreta e o que vem a ser interdisciplinaridade, ainda se constitui como desafio. Para desenvolver este estudo ancoramos este trabalho na produção bibliográfica especializada sobre o tema, nas experiências vivenciadas no campo de estágio, nos documentos que foram elaborados durante este período e demais referências apontadas pelo professor orientador. Na vivência junto a instituição foi possível evidenciar a existência de uma equipe ampla composta por diversos profissionais, que no cotidiano de trabalho tem o desafio de lidar com a alta rotatividade de profissionais, o que dificulta a dinâmica organizacional e a articulação de seus saberes no intuito de qualificar os serviços ofertados aos usuários, bem como avançar numa perspectiva de trabalho interdisciplinar concreto. A presença de equipes múltiplas nas áreas da saúde é cada vez mais sólida, contudo, essas equipes têm sido desafiadas a construir experiências profissionais que superem a fragmentação dos saberes ocorrida pelo processo de superespecialização das formações e do trabalho. O termo interdisciplinaridade não tem uma definição única, no entanto, para o campo da intervenção profissional, entende-se como trabalho integrado coletivo, de trocas constantes de conhecimentos e experiências entre as diferentes áreas do saber, opondo-se a abordagens individualistas centradas num só ponto de vista. Sendo assim, é imprescindível reconhecer a importância da compreensão e aprofundamento sobre a interdisciplinaridade, a fim de qualificar as relações interpessoais e intervenções nas equipes de saúde/saúde mental, e com isso ofertar atendimentos mais integrados na assistência aos usuários portadores de transtornos mentais.
Resumen: Este Documento de Conclusióndel Curso - TCC en forma de informe teórico práctico proponeres catarla relevancia de la interdisciplinariedad en salud mental, considerando para elloel período de pasantía obligatoria supervisada en trabajo social. La inserción en la experiencia de pasantíapermitió aproximar las condiciones concretas del ejercicio professional del equipo CAPS I Dr. ° Caio Escobar de São Borja - RS, sus potencialidades y limitaciones. A partir del abordaje com el campo de lapasantía, surgió la necesidad de profundizar en lacomprensión de la interdisciplinariedad que encaja como una importante herramienta de trabajo para calificar las intervenciones en salud mental. El objetivo general de este estúdio fue reflexionar sobre el trabajo interdisciplinario como posibles acciones intervencionistas para potenciar la resolución de las demandas del equipo CAPS I, ya que, la concepción de los trabajadores de cómo se materializa de forma concreta y qué se convierte en interdisciplinariedad, aún es un reto. Para desarrollar esta reflexiónanclamos este trabajo en laproducción bibliográfica especializada sobre el tema, en las experiencias vividas en el campo de lapasantía, en los documentos que se elaborar on durante el proceso de pasantía en el CAPS I y otras referencias señaladas por el profesor supervisor. En la experiência com lainstitución se pudo evidenciar la existencia de un amplio equipo compuesto por varios profesionales, quienes en el trabajo diário tiene el desafío de enfrentar la alta rotación de profesionales, lo que dificulta la dinámica organizacional y la articulación de sus conocimientos para calificar los servicios ofrecidos a los usuarios, así como avanzar en una perspectiva de trabajo interdisciplinar. La presencia de múltiples equipos en las áreas de salud es cada vez más sólida, sin embargo, estos equipos hantenido el reto de construir experiencias profesionales que superen la fragmentación de conocimientos que se produjo a través del proceso de sobre especialización de la formación y eltrabajo. O termo interdisciplinaridade não tem uma definição única, no entanto, para o campo da intervenção profissional, entende-se como trabalho integrado coletivo, de trocas constantes de conhecimentos e experiências entre as diferentes áreas do saber, opondo-se a abordagens individualistas centradas num só punto de vista. Por ello, es fundamental reconocer la importancia de comprender y profundizar en la interdisciplinariedad, para calificar las intervenciones en los equipos de salud mental y asíofrecer una atención acorde con las propuestas de reforma psiquiátrica en la asistencia a los usuários com transtornos mentales.
metadata.dc.subject: Serviço Social
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Saúde mental
Servicios sociales
Enfoque interdisciplinario del conocimiento
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: SANTANA, Yuri Goya. Interdisciplinaridade na saúde mental: reflexões a partir do estágio supervisionado em Serviço Social. 2021. 44 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6182
metadata.dc.date.issued: 12-May-2021
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