???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6164
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Em pauta as relações sociais que perpassam as questões de gênero no envelhecimento
Autor(es): Molina, Fernanda Pereira
Primeiro Orientador: Pessôa, Elisângela Maia
1° Membro da banca: Oliveira, Simone Barros de
2° Membro da banca: Damascena, Monique Bronzoni
Resumo: A pesquisa, desenvolvida durante a execução do trabalho de conclusão de curso, se propôs a estudar e discutir o envelhecimento com recorte na categoria gênero. E, para tanto, objetivou compreender quais relações sociais perpassam as questões de gênero no processo de envelhecimento humano, a fim de promover reflexões quanto às consequências que podem influenciar o cotidiano da pessoa idosa. Optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa com recorte bibliográfico de cunho exploratório. Deteve-se como vetor teórico o método dialético-crítico, que dispõe como categorias centrais a totalidade, a historicidade e a contradição e que proporcionou um entendimento mais amplo das relações sociais. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de observação indireta com instrumento denominado roteiro norteador, possibilitando apanhar obras publicadas em portais digitais com um recorte nos últimos cinco anos. Por conseguinte, a análise dos dados foi de conteúdo. Foi possível constatar que as relações sociais que perpassam as questões de gênero no envelhecimento se atravessaram indiretamente ao longo das discussões dos artigos, destacando-se ao longo da análise: a supervalorização da juventude; o/a idoso/a enquanto incapaz e improdutivo; a depreciação do corpo; e, em especial, a relação social de preconceito à pessoa idosa. No campo das consequências, destacam-se questões que afetam diretamente o cotidiano da pessoa idosa, como depressão, baixa autoestima e isolamento social. Assim sendo, através dos artigos mapeados, constatou-se que os papéis sociais de gênero e as representações do masculino e do feminino estão presentes nas velhices dos/as idosos/as, mantendo assimetrias e desigualdades.
Resumen: La investigación desarrollada durante la ejecución del trabajo de conclusión del curso, propuso estudiar y discutir el envejecimiento con un corte en la categoría de género y, para ello, tuvo como objetivo comprender qué relaciones sociales permean las cuestiones de género en el proceso de envejecimiento humano con el fin de promover reflexiones sobre las consecuencias que pueden influir en la vida diaria de la persona mayor. Optamos por realizar una investigación cualitativa con una sección bibliográfica exploratoria. Se utilizó como vector teórico el método teórico-dialéctico-crítico, que tiene como categorías centrales la totalidad, la historicidad y la contradicción, lo que proporcionó una comprensión más amplia de las relaciones sociales. Para la recolección de datos se utilizó la técnica de observación indirecta con un instrumento denominado guión guía, lo que permitió recolectar trabajos publicados en portales digitales con un recorte en los últimos cinco años. Por tanto, el análisis de los datos fue de contenido. Se pudo constatar que las relaciones sociales que impregnan la temática de género en el envejecimiento, fueron cruzadas indirectamente durante las discusiones de los artículos, y que se destaca durante el análisis: la sobrevaloración de la juventud; los ancianos mientras prejuicio contra los ancianos. En el campo de las consecuencias, se destacan cuestiones que afectan directamente la vida diaria de las personas mayores, como: depresión, baja autoestima y aislamiento social. Por lo tanto, a través de los artículos mapeados, se encontró que los roles sociales de género y las representaciones del hombre y la mujer están presentes en la vejez de las personas mayores, manteniendo asimetrías y desigualdades.
metadata.dc.subject: Idosos
Identidade de gênero
Envelhecimento
Envelhecimento - Aspectos sociais
Preconceitos
Anciano
Identidad de género
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: MOLINA, Fernanda Pereira. Em pauta as relações sociais que perpassam as questões de gênero no envelhecimento. 2021. 29 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6164
metadata.dc.date.issued: 11-May-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Fernanda Pereira Molina 2021.pdf383.95 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???