???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6163
Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: A articulação do programa primeria infância melhor e a política de assistência social: percepções a partir da atuação profissional
Autor(es): Liscano, Luisiane Ribas
Primeiro Orientador: Berwig, Solange Emilene
1° Membro da banca: Pedersen, Jaina Raqueli
2° Membro da banca: Silva, Jorge Alexandre da
Resumo: Este artigo expressa as reflexões construídas ao longo da Especialização em Políticas de Atenção a Criança e Adolescente em Situação de Violência (ECASVI) da Universidade Federal do Pampa. O objetivo deste estudo foi contribuir para o estudo da proteção à primeira infância tendo como pano de fundo as ações desenvolvidas no Programa Primeira Infância Melhor – PIM articulado as ações da política de assistência social. Trata-se de uma reflexão teórica mediada pelas ações profissionais da experiência empírica da autora. Para desenvolver este texto organizamos o estudo em três itens centrais: a discussão sobre a primeira infância; a assistência social e o programa PIM como estratégias de proteção e desenvolvimento; e, reflexões a partir das experiências do trabalho profissional do serviço social. Por fim as considerações que pontam para elementos contraditórios do percurso no campo da proteção à primeira infância ao mesmo tempo que apontam para ações de proteção considerando o público a que se destinam os serviços e programas desta natureza.
Resumen: Este artículo expresa las reflexiones construidas durante la Especialización en Políticas de Atención a la Niñez y Adolescencia en Situaciones de Violencia (ECASVI) de la Universidad Federal de la Pampa. El objetivo de este estudio fue contribuir al estudio de la protección de la primera infancia a partir de los antecedentes de las acciones desarrolladas en el Mejor Programa de Primera Infancia - PIM articulado con las acciones de la política asistencial. Es una reflexión teórica mediada por las acciones profesionales de la experiencia empírica del autor. Para desarrollar este texto, organizamos el estudio en tres temas centrales: la discusión sobre la primera infancia; la asistencia social y el programa PIM como estrategias de protección y desarrollo; y, reflexiones a partir de las experiencias del trabajo profesional en el servicio social. Finalmente, las consideraciones que apuntan a elementos contradictorios del camino en el campo de la protección de la primera infancia, al tiempo que apuntan a acciones de protección considerando el público objetivo de servicios y programas de esta naturaleza.
metadata.dc.subject: Assistência social
Assistência a menores
Programa Primeira Infância Melhor
Asistencia social
Asistencia a menores
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Especialização em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente em Situação de Violência
metadata.dc.identifier.citation: LISCANO, Luisiane Ribas. A articulação do programa primeria infância melhor e a política de assistência social: percepções a partir da atuação profissional. 2021. 24 p. Monografia (Especialização) – Especialização em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente em Situação de Violência - Universidade Federal do Pampa, São Borja, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6163
metadata.dc.date.issued: 6-Sep-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente em Situação de Violência

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Luisiane Ribas Liscano 2021.pdf372.92 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???