Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6067
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Silveira, Caio Marcello Recart da-
dc.creatorEspíndola , Tamires Silveira-
dc.date.accessioned2021-11-12T16:41:57Z-
dc.date.available2021-11-11-
dc.date.available2021-11-12T16:41:57Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.citationESPINDOLA, Tamiris Silveira. Perfil empreendedor de estudantes do curso de engenharia de produção da Universidade Federal do Pampa Campus Bagé/RS. 93 p. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6067-
dc.description.abstractThe term entrepreneurship is on the rise, but it has been mentioned since the 1930s, a period in which the first mention on the subject emerged. The Canvas Business Models methodology combined with Canvas Value Proposition appears as an alternative to assist entrepreneurs from creation to management of their business. In this context, the present work aimed to characterize the entrepreneurial profile of students in the Production Engineering course at UNIPAMPA campus in Bagé-RS and check the representation of the constituent elements of the Business Model Canvas by the students participating in the workshop, these being characterized by the members of the Junior Company of the Production Engineering course at the UNIPAMPA campus in Bagé-RS. For this, a survey research was used as a methodology for the development of work for the purpose of characterizing the entrepreneurial profile and, using the questionnaire as a data collection tool, the research-action methodology was used to assist in the development of the business workshop. For the verification of the facts, the data analysis method is used through the discursive textual analysis in order to analyze the data collected in the business workshops, and for the Survey the data were analyzed using the descriptive statistics methodology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectCanvas Proposta de Valorpt_BR
dc.subjectCanvas Modelo de Negóciospt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectBusiness Models Canvaspt_BR
dc.subjectValue Proposition Canvaspt_BR
dc.titlePerfil empreendedor de estudantes do curso de engenharia de produção da Universidade Federal do Pampa Campus Bagé/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Caio Marcello Recart da-
dc.contributor.referee2Garbin, Fernanda Gobbi de Boer-
dc.contributor.referee3Santos, Ivonir Petrarca dos-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoO termo empreendedorismo está em alta, porém vem sendo mencionado desde a década de 30, período este em que surgiu a primeira menção sobre o assunto. A metodologia Canvas Modelos de Negócios aliada a Canvas Proposta de Valor surge como alternativa para auxiliar empreendedores desde a criação até o gerenciamento do seu negócio. Neste contexto o presente trabalho teve como objetivo caracterizar o perfil empreendedor dos alunos do curso de Engenharia de Produção da UNIPAMPA campus Bagé-RS e verificar a forma de representação dos elementos constituintes do Canvas Modelo de Negócios por parte dos discentes participantes da oficina, sendo estes caracterizados pelos membros da Empresa Jr. do curso de Engenharia de Produção da UNIPAMPA campus Bagé-RS. Para isto utilizou-se a pesquisa survey como metodologia para o desenvolvimento do trabalho para fins de caracterização do pefil empreendedor, utilizando o questionário como ferramenta de coleta de dados, e utilizou-se a metodologia pesquisa-ação para auxiliar no desenvolvimento da oficina de negócios. Para a verificação dos fatos faz-se uso do método de análise de dados por intermédio da análise textual discursiva a fim de analisar os dados coletados nas oficinas de negócios, e para a Survey os dados foram analisados por meio da metodologia de estatística descritiva.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece en las colecciones: Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
versao_final_PDF.pdf1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.