???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5938
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Audiovisual e aprendizagem criativa para o desenvolvimento de competências socioemocionais no Colégio Sagrado Coração de Jesus
Autor(es): Marchioro, André Carlos
Primeiro Orientador: Feitosa, Sara Alves
1° Membro da banca: Feil, Gabriel Sausen
2° Membro da banca: Lousada, Vinícius Lima
Resumo: Essa dissertação versa sobre o uso do audiovisual e da aprendizagem criativa para promoção da inteligência socioemocional. Pergunta-se “Como os professores do Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ) têm desenvolvido estratégias pedagógicas que relacionam aprendizagem criativa e audiovisual para competências socioemocionais?”. Como objetivo geral da investigação apresenta-se a proposição de sistematizar os processos e práticas de educação dos professores do CSCJ que envolvam a aprendizagem criativa e audiovisual para desenvolvimento da inteligência socioemocional. Tal empreendimento se justificativa pela possibilidade de ampliação das pesquisas existentes, dado o tema ser emergente no que diz respeito a estabelecer pontes entre aprendizagem criativa e comunicação audiovisual voltada para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Outro fato que justifica a investigação é que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017, prevê o desenvolvimento de práticas pedagógicas para as competências socioemocionais. Trata-se de uma investigação qualitativa que utiliza procedimentos metodológicos como a pesquisa bibliográfica, a observação e a entrevista semiestruturada com professores do Ensino Fundamental do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em São Borja-RS. Para o desenvolvimento do empreendimento proposto utiliza-se a pesquisa de campo para, a partir do contato com os professores, estabelecer uma aproximação das práticas que efetivamente estão relacionadas ao estabelecimento de competências socioemocionais utilizando-se como estratégia o audiovisual na aprendizagem criativa. Como resultado da pesquisa destaca-se o empirismo1, ou seja, não se verifica uma formação teórica entre os docentes que possa ser associado às práticas que envolvem as três temáticas pesquisadas e evidencia-se a possibilidade de intervenções com capacitação no corpo docente.
Abstract: This dissertation deals with the use of audiovisual and creative learning to promote socio-emotional intelligence. The question is “How have the teachers of Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ) developed pedagogical strategies that relate creative and audiovisual learning to socio-emotional competences?”. As a general objective of the investigation, a proposal is made to systematize the educational processes and practices of CSCJ teachers, which involve creative and audiovisual learning for the development of socio-emotional intelligence. Such an undertaking is justified by the possibility of expanding research, given that the theme is emerging, which concerns the establishment of bridges between creative learning and audiovisual communication aimed at the development of socioemotional skills. Another fact that justifies the investigation is the Common Basic Basic Curriculum (BNCC), approved in 2017, estimated or the development of pedagogical practices for socio-emotional competences. It is a qualitative investigation that uses methodological procedures such as bibliographic research, observation and a semi-structured interview with teachers of the Elementary School of Colégio Sagrado Coração de Jesus, in São Borja-RS. For the development of the adopted enterprise, use a field research to, from the contact with the teachers, using an approach of the practices that are effectively related to the establishment of socio-emotional competences, using as a strategy or audiovisual in creative learning. As a result of a research, select the empirical or not, do not check a theoretical background among the documents that can be associated with the practices that involve three researched techniques and evidence of the possibility of selection with training in the faculty.
metadata.dc.subject: Aprendizagem
Inteligência emocional
Ensino audiovisual
Aprendizagem cognitiva
Comunicação
Apprenticeship
Emotional intelligence
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
metadata.dc.identifier.citation: MARCHIORO, André Carlos. Audiovisual e aprendizagem criativa para o desenvolvimento de competências socioemocionais no Colégio Sagrado Coração de Jesus. 2020. 125 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5938
metadata.dc.date.issued: 16-Apr-2020
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
André Carlos Marchioro 2020.pdf1.52 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???