???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/584
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A lusofonia em Luanda Beira Bahia : reflexos da história de Portugal e suas colônias na obra de Adonias Filho
Autor(es): Silveira, Cristiano Ferreira
Primeiro Orientador: Corrêa, Lúcia Maria Britto
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso visa a promover uma analogia entre o romance Luanda Beira Bahia, do brasileiro Adonias Filho, e a história de Portugal e dos países emergentes- aqueles que foram colônias portuguesas, mas tornaram-se independentes- amparando-se nos conceitos de Lusofonia. A história de Portugal como um país de grandes conquistas e conquistadores, a herança espalhadae preservada através dos oceanos, bem como o histórico do rompimento sangrento com muitas de suas colônias,são fatores facilmente perceptíveis nessa obra. É também nesses fatores que se sustenta a ideia da Lusofonia: a manutenção de um vasto território não geográfico, unido pelas heranças cultural e linguística, a ser valorizado e cultivado pelos países antes colônias. O trabalho é organizado em dois grandes capítulos, sendo o primeiroum apanhado histórico de Portugal durante o período das Grandes Navegações, passando pelo período da ditadura salazarista e as batalhas pela independência nas colônias, até um breve relato sobre o momento atual de Portugal, que busca um retorno ao modo de ser e viver europeu, mas não deixa de lado seu caráter de colonizador, e o segundo, apresenta uma análise dos trechos da obra sob a luz da Lusofonia.
Abstract: El presente trabajo de conclusión de curso intenta a promover una analogía entre la novela Luanda Beira Bahia, del brasileño Adonías Filho, y la historia de Portugal y los países emergentes- los que antes eran colonias portuguesas, pero se convirtieron en independentes- amparandose en conceptos de Lusofonia. La historia de Portugal como un país de grandes conquistadores y conquistas, La herencia conservada y difundida através de los océanos, así como la historia de La sangrienta ruptura com muchas de sus colonias, son fácilmente discernibles en esta obra. Son estos factores los que también apoyam a La idea de Lusofonia: El mantenimiento de un vasto território no geográfico, unido por El patrimonio cultural y linguístico, para ser apreciados y cultivados por los países antes colonias. El trabajo se organiza en dos secciones principales, La primera es una visión histórica de Portugal durante el período de las Grandes Navegaciones, através del período de La dictadura de Salazar y lãs batallas por La independência em lãs colonias, hasta un breve informe sobre La situación actual de Portugal, que l busca un retorno a la forma de vivir y de ser europea, pero sin dejar de lado su carácter colonizador; y el segundo presenta um análisis de los extractos de la obra bajo la luz de la Lusofonia.
metadata.dc.subject: Letras
Analogia
Portugal
Países emergentes
Luanda Beira Bahia
Lusofonia
Letras
Analogía
Portugal
Países emergentes
Luanda Beira Bahía
Lusofonia
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/584
metadata.dc.date.issued: 27-Aug-2014
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Cristiano Oficial .pdfTrabalho apresentado ao Curso de Letras- Habilitação Língua Portuguesa e Literaturas de Língua portuguesa, como requisito para obtenção do grau de Licenciado em Letras733.35 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons