???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5748
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Indústria criativa publicitária em Santa Maria/RS: modos de trabalho na publicidade local
Autor(es): Eich, Priscilla Inês Pellenz
Primeiro Orientador: Coutinho, Renata Patricia Corrêa
1° Membro da banca: Silva, Marcela Guimarães e
2° Membro da banca: Gonzales, Lucilene dos Santos
3° Membro da banca: Lima, Denise Aristimunha de
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar os modos de trabalho da área publicitária em Santa Maria/RS, como forma de verificar a configuração da profissão na cidade e descrever suas principais características e práticas. No primeiro momento, reforçam-se os conceitos que são norteadores ao trabalho por meio de reflexões teóricas, como economia criativa, indústria criativa e publicidade e propaganda para, por conseguinte, entender questões relativas aos modos de trabalho publicitários. Para o desenvolvimento da pesquisa, são descritos aspectos da pesquisa bibliográfica e da pesquisa exploratória (MARCONI; LAKATOS, 2003) com a identificação das agências existentes na cidade e, após isso, são apresentados os resultados obtidos através dos questionários, instrumentos constituintes da pesquisa qualitativa (GIL, 2008). Esses instrumentos foram endereçados a agências de publicidade e profissionais autônomos publicitários, com questões que abordam o perfil profissional e os modos de trabalho. Com a coleta de dados efetivada, descrevem-se os resultados, dando destaque às respostas mais encontradas na pesquisa. Dessa forma, reconhece-se a configuração da indústria criativa publicitária santa-mariense enquanto promotora de serviços para a economia criativa local.
Abstract: This dissertation aims to investigate the ways of working in the advertising area in Santa Maria / RS, as a way to verify the configuration of the profession in the city and describe its main characteristics and practices. At first, the study reinforces the concepts of what resources are for work through theoretical reflections, such as the creative economy, creative industry, and advertising, for example, to understand issues related to advertising ways of working. For the development of the research, aspects are described of the bibliographic research and the exploratory research (MARCONI; LAKATOS, 2003) with an identification of the resident agencies in the city and, after that, the most advanced results of the questionnaires, instruments constituting the qualitative research (GIL, 2008). These instruments were addressed to advertising agencies and freelance professionals, with questions that address the professional profile and working modes. With an effective data collection, the results are described, highlighting the answers most commonly found in the research. In this way, recognizes the configuration of the Santa Maria advertising creative industry, while promoting local creative economy services.
metadata.dc.subject: Publicidade
Trabalho qualificado
Agências de propaganda
Propaganda
Comunicação
Santa Maria, RS
Publicity
Skilled labor
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
metadata.dc.identifier.citation: EICH, Priscilla Inês Pellenz. Indústria criativa publicitária em Santa Maria/RS: modos de trabalho na publicidade local. 140 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5748
metadata.dc.date.issued: 24-Jan-2020
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Priscilla Ines Pellenz Eich - 2020.pdf1.27 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???