???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5698
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Teixeira, Lúcia Helena Pereira-
dc.creatorDorneles, Taison Belmonte Seling-
dc.date.accessioned2021-06-11T20:46:27Z-
dc.date.available2021-06-10-
dc.date.available2021-06-11T20:46:27Z-
dc.date.issued2021-05-05-
dc.identifier.citationDORNELES, Taison Belmonte Seling. A atuação de coordenadores de cântico litúrgico junto a igrejas presbiterianas do Rio Grande do Sul . 67 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5698-
dc.description.abstractThe objective of this study was to understand the acting of coordinators of liturgical song with the groups of the churches in which they congregate. For my reflections, I dialogued with authors in the field of Music Education and Music Education in religious environments, specifically. The research was carried out in the context of three Presbyterian churches of Rio Grande do Sul. This study is of a qualitative nature, having conducted individual and collective qualitative interviews via video calling platform. The results of the research showed that the church is a place where musical formation is constantly taking place, be it unsystematically, through courses or in several other ways. The way groups are organized points to individual and collective moments of musical learning. The coordination of groups of liturgical songs proved to be a task full of challenges, such as the search for liturgical music and dealing with the ephemerality and assiduity of the members of the groups. From the perspective of the interviewees, it is necessary for a coordinator to “have testimony” and “call” and develop some skills: having the ability to carefully examine the lyrics of the songs, to know music (specifically music theory of tonal music, harmonic field, tonal transposition) and to know how to teach it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação musical na Igrejapt_BR
dc.subjectCoordenação de cantos litúrgicospt_BR
dc.subjectHabilidades para a atuaçãopt_BR
dc.subjectMusic education in the Churchpt_BR
dc.subjectCoordination of liturgical songspt_BR
dc.subjectSkills for actingpt_BR
dc.titleA atuação de coordenadores de cântico litúrgico junto a igrejas presbiterianas do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Lúcia Helena Pereira-
dc.contributor.referee2Reck , André Müller-
dc.contributor.referee3Bozzetto, Adriana-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi compreender a atuação de coordenadores de cântico litúrgico junto aos grupos das igrejas em que congregam. Para minhas reflexões, dialoguei com autores da área da Educação Musical e da Educação Musical em ambientes religiosos, especificamente. A pesquisa foi realizada no contexto de três igrejas Presbiterianas do Rio Grande do Sul. Este estudo é de cunho qualitativo, tendo realizado entrevistas qualitativas individuais e coletivas via plataforma de vídeo chamadas. Os resultados da pesquisa mostraram que a igreja é um lugar onde constantemente acontece formação musical, seja ela de forma assistemática, através de cursos ou de diversas outras maneiras. A forma como os grupos se organizam aponta momentos individuais e coletivos de aprendizagens musicais. A coordenação dos grupos de cânticos litúrgicos revelou-se uma tarefa repleta de desafios, tais como a busca por músicas litúrgicas e a lida com a efemeridade e a assiduidade dos integrantes dos grupos. Na perspectiva dos entrevistados, é necessário a um coordenador “ter testemunho” e “chamado” e desenvolver algumas habilidades: ter a capacidade de realizar exame cuidadoso das letras das canções, conhecer música (especificamente teoria musical da música tonal, campo harmônico, transposição tonal) e saber ensiná-la.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Música

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TAISON BELMONTE SELING DORNELEStcc.pdf1.39 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???