???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/557
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Brasil, Valesca Irala-
dc.creatorLéo, Ana Rita Fagundes-
dc.date.accessioned2016-09-28T16:28:13Z-
dc.date.available2016-09-28T16:28:13Z-
dc.date.issued2015-12-08-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/557-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objeto de estudo o letramento escolar, com foco no letramento literário voltado para o ―Projeto Mala Encantada‖ desenvolvido no 5º ano do Ensino Fundamental, em 2013, em escola de periferia, na cidade de São Gabriel R/S. A questão que norteou esse estudo fundamenta-se nas estratégias pedagógicas socialmente viáveis nesse contexto, considerando a importância de desenvolver as competências e habilidades de leitura e de escrita como instrumentos de mediação entre a construção da aprendizagem e a transformação do aluno frente à sociedade contemporânea. O objetivo central da pesquisa foi analisar estratégias didáticas utilizadas no processo de desenvolvimento do projeto a fim de gerar um material de autorregulação/ autoinstrucional para auxiliar estudantes do Ensino Fundamental com base nas estratégias previamente utilizadas na sala de aula. É uma pesquisa de cunho qualitativo, com fundamentação teórica amparada na pesquisa narrativa (LARROSA, 1994; SCHMIDT, 1990), estudos de letramento em uma abordagem sociocultural (BAKHTIN 2010, 1992; STREET 1984, 2014; ROJO, 2012; TFOUNI 2010; FREIRE 1987; KLEIMAN 1995, 2005, 2006; SOARES 1988, 2005, 2010), estudos de letramento em uma abordagem estética e criativa (ESTÉVEZ, 2009; FREIRE, 2014/ ALENCAR, 2002; BARBOSA, 2012) e estudos de letramento em uma abordagem literária (PAULINO, COSSON,2009, 2014, 1998 ; COELHO,1986; SARTRE,1993). Análise de textos produzidos pelos alunos (BALDI, 2012; 2012; BORDINI, 1986; RICARDOBORTONI, 2008).pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to study the scholar literacy, focusing on literary literacy in "Mala Encantada" Project developed in 2013 in a 5th year of primary school situated outskirts of São Gabriel, RS. The question that guided this study is based on socially viable pedagogical strategies in this context, considering the importance of developing the skills, such as reading and writing skills, as tools for mediation between the construction of learning and transformation of the student in a contemporary society. The central objective of the research was to analyse teaching strategies used during the project development in order to generate a self-regulating material / auto instructed to assist students of elementary school based on strategies previously used in classes. This research is a qualitative research with the theoretical foundation based on a narrative research narrativa (LARROSA, 1994; SCHMIDT, 1990), literacy studies in a sociocultural approach (BAKHTIN 2010, 1992; STREET 1984, 2014; ROJO, 2012; TFOUNI 2010; FREIRE 1987; KLEIMAN 1995, 2005, 2006; SOARES 1988, 2005, 2010), literacy studies based on a creative and aesthetic approach criativa (ESTÉVEZ, 2009; FREIRE, 2014/ ALENCAR, 2002; BARBOSA, 2012), and literacy studies based in a literary approach (PAULINO, COSSON,2009, 2014, 1998 ; COELHO,1986; SARTRE,1993). Analysis of texts produced by students (BALDI, 2012; 2012; BORDINI, 1986; RICARDO-BORTONI, 2008).en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEstratégias didáticaspt_BR
dc.subjectMaterial de autorregulaçãopt_BR
dc.subjectAutorregulaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectProjeto de letramentopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectLínguaspt_BR
dc.subjectLiteracy projecten
dc.subjectReadingen
dc.subjectWritingen
dc.subjectTeaching strategiesen
dc.subjectSelf-regulation materialen
dc.subjectEducationen
dc.subjectLliteracyen
dc.subjectSelf-regulationen
dc.subjectLettersen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectLanguagesen
dc.titleO projeto “Mala encantada”: desenvolvendo estratégias voltadas ao letramento literáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dissertação - O Projeto Mala Encantada - Desenvolvendo Estratégias Voltadas ao Letramento Literário.pdfDissertação apresentada como requisito à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Línguas, linha de pesquisa Interculturalidade, Discurso e Cognição do Curso de PósGraduação do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa22.3 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons