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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Flexibilização curricular no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino básico: a experimentação de cromatografia no estudo da fotossíntese para alunos cegos
metadata.dc.title.alternative: Curricular flexibility in science education in the early years of basic education: the experimentation of chromatography in the study of photosynthesis for blind students
Autor(es): Coelho, Caroline Pugliero
Primeiro Orientador: Roehrs, Rafael
Resumo: A escola sendo um espaço de formação cultural e social dos indivíduos tem por função essencial primar pelo pleno desenvolvimento de seus alunos. A inclusão escolar é, ainda hoje, um assunto muito polêmico e complexo, devido à falta de formação complementar dos professores, principalmente da rede pública de ensino, porém uma realidade vivenciada dentro das salas de aula regulares e cada vez mais com maiores demandas. Buscando a igualdade de oportunidades para todos os alunos se faz necessário um olhar singular no planejamento de aulas, aqui especificado na componente curricular de ciências para aplicação de práticas experimentais. Esta pesquisa tem por objetivo a análise dos documentos norteadores da educação como que eles discorrem sobre a educação especial/inclusão escolar e desenvolver e flexibilizar a adaptação em prática experimental de ensino de ciências, para alunos com deficiência visual, vinculados a educação básica anos iniciais do ensino fundamental. Após a finalização do artigo ―Visões Sobre Inclusão Escolar No Contexto De Educação Especial: PCN X BNCC‖ foi possível considerar que o conteúdo teórico encontrado nos PCN proporciona um aporte didático mais amplo, com diferentes possibilidades de adaptações desde o currículo até as práticas metodológicas. Já a BNCC, importante no atual contexto político educacional apresenta várias lacunas em sua formulação, quanto aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da pessoa com deficiência, bem como a questão de flexibilização dos currículos e conteúdos. Na sequência, após o desenvolvimento e aplicação da prática experimental flexibilizada, apresentada através do manuscrito, pode-se constatar que esta foi muito positiva e contribuiu de forma significativa na aprendizagem da aluna, promovendo uma real inclusão em sala de aula. Ressaltando a importância de oferecer uma educação igualitária e de qualidade para todos os nossos alunos, chegou-se a Teoria Fundamentada de Dados que pensa a consolidação da inclusão escolar a partir de um olhar singular no aluno. Percebendo o acesso à educação que contemple a todos alunos e permita possibilidades de participação ativa em experimentações práticas a partir de adaptações de materiais e métodos em sua aplicação.
Abstract: The school, being a space for the cultural and social formation of individuals, has the essential function of striving for the full development of its students. School inclusion is still a very controversial and complex subject today, due to the lack of complementary training for teachers, especially in the public school system, but a reality experienced within regular classrooms and increasingly with greater demands. Seeking equal opportunities for all students, it is necessary to take a singular look at lesson planning, specified here in the science curriculum component for the application of experimental practices. This research aims to analyze the guiding documents of education as they talk about special education / school inclusion and to develop and make flexible the adaptation in experimental practice of science teaching, for students with visual impairment, linked to basic education early years of teaching fundamental. After completing the article ―Visions on School Inclusion in the Context of Special Education: PCN X BNCC‖ it was possible to consider that the theoretical content found in the PCN provides a broader didactic contribution, with different possibilities for adaptations from the curriculum to the methodological practices. The BNCC, which is important in the current educational political context, has several gaps in its formulation, regarding the learning and development objectives of people with disabilities, as well as the issue of flexible curricula and content. Afterwards, after the development and application of the flexible experimental practice, presented through the manuscript, it can be seen that it was very positive and contributed significantly to the student's learning, promoting real inclusion in the classroom. Emphasizing the importance of offering an equal and quality education to all of our students, we arrived at the Grounded Theory of Data that thinks about the consolidation of school inclusion from a singular look at the student. Perceiving access to education that includes all students and allows possibilities for active participation in practical experiments based on adaptations of materials and methods in its application.
metadata.dc.subject: Inclusão escolar
Educação em Ciências
School inclusion
Science education
Experimental practice
Visual impairment
Prática experimental
Deficiência visual
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
metadata.dc.identifier.citation: COELHO, Caroline Pugliero. Flexibilização curricular no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino básico: a experimentação de cromatografia no estudo da fotossíntese para alunos cegos. 106 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5558
metadata.dc.date.issued: 2019
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CAROLINE PUGLIERO COELHO.pdf1.81 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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