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dc.contributor.advisor1Pessano, Edward Frederico Castro-
dc.creatorPittella, Felipe Salerno-
dc.date.accessioned2021-05-03T18:15:58Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-05-03T18:15:58Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationPITTELA, Felipe Salerno. O impacto da política de cotas nos cursos de Ciências da Natureza e Educação Física da Universidade Federal do Pampa – Campus Uruguaiana: uma análise sobre evasão e retenção. 161 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5541-
dc.description.abstractWith the enactment of Law No. 12.711/2012, better known as the Quota Law for admission to universities and federal educational institutes, there was a significant modification of the Unified Selection System (SiSU) and a transformation of the public inserted in the university environment. The Federal University of Pampa (UNIPAMPA), an institution located in the western half of Rio Grande do Sul, also reproduced all these changes. Therefore, this case study found in the courses in Natural Sciences and Physical Education of the Uruguaiana campus the situation of students entering from 2013 (first year of validation of the Law) until 2019 under he aspects of evasion and retention in the aforementioned degrees. At first, a quantitative approach (using descriptive statistics) was carried out with all 741 students who entered the period, where it was possible to verify that practically half of the students dropped out, with similar rates between quota holders and students non-quota holders. As for retention, there was a general difficulty with disciplines involving content of chemistry, physics and biology. It is also found that Physical Education students demonstrate better performance with respect to the number of graduates and the deadline for completing the course, but that both undergraduatecourses can evolve their numbers in the equivalence between dropouts and graduates. In the second moment, it was developed a qualitative investigation with 82 quota students through an online questionnaire, the data being interpreted through Bardin's Content Analysis (2011). In this investigation, it was identified that the lack of personal planning, the difficulty of reconciling studies with work and family, learning problems and financial issues are among the reasons for dropouts and retentions. In addition, quota students themselves proposed actions to improve their degrees, especially in terms of infrastructure, on-campus service and curriculum improvement. Finally, based on the data collected, some interventions were suggested that could in the short and medium term contribute to combat dropouts and delay in academic training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências da Naturezapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectRetençãopt_BR
dc.subjectLei de Cotaspt_BR
dc.subjectNatural Sciencespt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.subjectEvasionpt_BR
dc.subjectRetentionpt_BR
dc.subjectQuota lawpt_BR
dc.titleO impacto da política de cotas nos cursos de ciências da natureza e educação física da universidade federal do pampa – campus Uruguaiana: uma análise sobre evasão e retençãopt_BR
dc.title.alternativeThe impact of quota policy on natural science and physical education courses at the Federal University of Pampa - Uruguaiana campus: an analysis on evasion and retentionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7245196054901339pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2760002240063004pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoCom a promulgação da Lei no 12.711/2012, mais conhecida como a Lei de Cotas para ingresso nas universidades e institutos federais de educação, houve uma modificação significativa do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e uma transformação do público inserido no ambiente universitário. A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), instituição localizada na metade oeste do Rio Grande do Sul, também reproduziu todas essas mudanças. Logo, esse estudo de caso apurou nos cursos de Ciências da Natureza e Educação Física do campus Uruguaiana a situação dos alunos ingressantes de 2013 (primeiro ano de validação da Lei) até 2019 sob os aspectos de evasão e retenção nas referidas licenciaturas. Num primeiro instante foi realizada uma abordagem quantitativa (por meio de estatística descritiva) com todos os 741 estudantes que ingressaram no período, onde foi possível verificar que praticamente metade dos alunos evadiram, com índices similares entre cotistas e não cotistas. Quanto à retenção, percebeu-se uma dificuldade geral com disciplinas que envolvam conteúdos de química, física e biologia. Também é constatado que os discentes de Educação Física demonstram melhor desempenho com respeito ao número de egressos e prazo para a conclusão do curso, mas que ambos os cursos de graduação podem evoluir seus números na equiparação entre evadidos e formados. Já no segundo momento foi desenvolvida uma investigação qualitativa com 82 alunos cotistas através de questionário online, sendo os dados interpretados através da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Nesta investigação foi identificado que a falta de planejamento pessoal, a dificuldade de conciliar os estudos com o trabalho e a família, problemas de aprendizagem e questões financeiras estão entre os motivos para as evasões e retenções. Além disso, os próprios discentes cotistas propuseram ações para melhoria das licenciaturas, sobretudo nas condições de infraestrutura, atendimento no campus e aperfeiçoamento curricular. Por último, baseado nos dados coletados, foram sugeridas algumas intervenções que poderiam a curto e médio prazo contribuir para combater os abandonos e a demora na formação acadêmica.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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FELIPE SALERMO PITTELLA ate ABRIL 2023.pdf5.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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