???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5442
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Projeto experimental livro-reportagem: “nos tempos do internato: memórias de ex-internas da Escola Sagrado Coração de Jesus”
Autor(es): Souza, Carolina Silveira de
Primeiro Orientador: Duval, Adriana Ruschel
1° Membro da banca: Bacin, Miro Luiz dos Santos
2° Membro da banca: Cabeleira, Noemi Teixeira
Resumo: O presente relatório trata do projeto experimental realizado sobre as memórias de ex-internas da Escola Sagrado Coração de Jesus. Foi desenvolvido em forma de livro-reportagem impresso, através do método de História Oral e de pesquisa histórico-exploratória – bibliográfica e documental. O objetivo foi produzir memória sobre o internato que existiu em São Borja vinculado a uma das mais tradicionais instituições de ensino da cidade. Para tanto, os estudos incluíram investigações sobre os tempos vividos pelas ex-internas entrevistadas, resultando em uma narrativa que apresenta uma síntese de aspectos variados do cotidiano no local. A obra revela que o sistema de colégio interno era uma alternativa usual e desejável às famílias – muitas das quais residiam em propriedades rurais –, que depositavam na entidade a expectativa de um preparo educacional em amplo sentido para suas filhas. Nem todas as crianças e jovens, contudo, passaram pelo período do internato com a mesma postura de aceitação e alegria diante dessa condição.
Abstract: Este informe trata sobre el proyecto experimental llevado a cabo en los recuerdos de ex reclusos de la Escuela del Sagrado Corazón de Jesús. Fue desarrollado en forma de un libro impreso, a través del método de Historia Oral e investigación histórico-exploratoria - bibliográfica y documental. El objetivo era generar memoria sobre el internato que existía en São Borja vinculado a una de las instituciones educativas más tradicionales de la ciudad. Para ello, los estudios incluyeron investigaciones sobre los tiempos vividos por los ex internos entrevistados, lo que resultó en una narración que presenta una síntesis de diversos aspectos de la vida cotidiana en el lugar. El trabajo revela que el sistema de internato era una alternativa habitual y deseable para las familias, muchas de las cuales vivían en granjas, que esperaban un amplio sentido de preparación educativa para sus hijas. Sin embargo, no todos los niños y jóvenes pasaron por un internato con la misma actitud de aceptación y alegría ante esta condición.
metadata.dc.subject: Memória coletiva
Internatos
São Borja (RS)
Escola Sagrado Coração de Jesus
Memoria colectiva
Internados
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: SOUZA, Carolina Silveira de. Projeto experimental livro-reportagem: “nos tempos do internato: memórias de ex-internas da Escola Sagrado Coração de Jesus”. 2019. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5442
metadata.dc.date.issued: 6-Dec-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Jornalismo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Carolina Silveira 2019 - TCC.pdf827.63 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Carolina Silveira 2019 - LIVRO.pdf22.44 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???