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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: O processo de inclusão de refugiados e imigrantes nos cursos de graduação das universidades federais da região sul do Brasil: conexões entre migrações e desenvolvimento
metadata.dc.title.alternative: The process of including refugees and immigrants in undergraduate courses at federal universities in southern Brazil: connections between migration and development
Autor(es): Peres, Luise Bittencourt
Primeiro Orientador: Cerqueira-Adão, Sebastião Airton da Rosa
1° Membro da banca: Fleck, Carolina Freddo
2° Membro da banca: Oltramari, Andrea Poleto
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar como ocorre o processo de inclusão de refugiados e imigrantes nos cursos de graduação das Universidades Federais da Região Sul do Brasil. Sendo que a preocupação desta pesquisa recai no fato de conhecer se os imigrantes e refugiados que chegam ao Brasil continuam seus estudos, se são incluídos nas universidades federais por meio de processos seletivos específicos e como as universidades lidam com essa inclusão. Para tanto, por meio de um estudo multicaso, tendo como unidade de análise as Universidades Federais da Região Sul do Brasil que possuem políticas de inclusão para imigrantes e refugiados e convênio com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello – CSVM, este estudo do tipo descritivo e de cunho qualitativo identificou que os processos são distintos em relação à apresentação das documentações exigidas e nos critérios de seleção de cada instituição estudada. Com esta pesquisa foi possível identificar que, quando há a obrigatoriedade de apresentar o documento de equivalência do ensino médio, bem como os documentos traduzidos e a comprovação da proficiência em português, o processo torna-se um pouco mais burocrático e pode vir a dificultar o acesso dos estudantes às instituições federais de ensino. Entretanto, há um esforço das universidades públicas em compensar esses fatores através de cursos gratuitos de português, com o propósito de dar um suporte àqueles alunos que deverão apresentar o certificado de proficiência e até mesmo para a participação nos critérios de seleção. Viu-se que a inclusão destes alunos não se dá de forma completa, pois existem tímidas ações de acolhimento e integração ofertadas pelas universidades, em que apenas um dos casos estudados destacou-se por suas ações de acolhimento e integração.
Abstract: This study aims to identify how the inclusion process of refugees and immigrants in undergraduate courses at Federal Universities in the Southern Region of Brazil occurs. The concern of this research is the fact of knowing whether immigrants and refugees arriving in Brazil continue their studies, whether they are included in federal universities through specific selection processes and how universities deal with this inclusion. To this end, through a multi-case study, with the Federal Universities of the Southern Region of Brazil as their unit of analysis, which have inclusion policies for immigrants and refugees and an agreement with the Sérgio Vieira de Mello Cathedra - CSVM, this descriptive and With a qualitative nature, it identified that the processes are different in relation to the presentation of the required documentation and in the selection criteria of each institution studied. With this research it was possible to identify that, when there is an obligation to present the high school equivalency document, as well as the translated documents and proof of proficiency in Portuguese, the process becomes a little more bureaucratic and may come to hamper the student access to federal educational institutions. However, there is an effort by public universities to compensate for these factors through free Portuguese courses, in order to provide support to those students who must present the proficiency certificate and even to participate in the selection criteria. It was seen that the inclusion of these students does not take place completely, as there are timid actions of reception and integration offered by universities, in which only one of the cases studied stood out for its actions of reception and integration.
metadata.dc.subject: Refugiados
Inclusão no ensino superior
Imigrantes
Refugiados nas universidades
Refugees
Immigrants
Inclusion in higher education
Refugees in Universities
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Curso: Mestrado Acadêmico em Administração
metadata.dc.identifier.citation: PERES, Luise Bittencourt. O processo de inclusão de refugiados e imigrantes nos cursos de graduação das universidades federais da região sul do Brasil: conexões entre migrações e desenvolvimento. 2020. 116f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5378
metadata.dc.date.issued: 20-Mar-2020
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Administração

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