???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5326
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Autobiografia na educação de jovens e adultos: o discurso do sujeito-aluno sobre si
Autor(es): Aurélio, Clarisse Dutra
Primeiro Orientador: Fernandes, Carolina
1° Membro da banca: Fernandes , Carolina
2° Membro da banca: Pazon , Paula Daniele
3° Membro da banca: Galvão , Alessandro Nobre
Resumo: A presente dissertação se propõe a analisar a aplicação de um trabalho com o gênero discursivo autobiografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal de Alegrete/RS, enfocando a questão da identidade, bem como o desenvolvimento da autoria nos sujeitos-alunos. Nosso trabalho tem como aporte teórico-metodológico a Análise de Discurso de linha francesa, iniciada por Michel Pêcheux, o que permite que nossa análise se sustente em conceitos como paráfrase, polissemia, discurso e formações imaginárias, possibilitando que se faça um gesto de leitura que leve em consideração que os sentidos mobilizados pelos sujeitos-alunos são produzidos através de identificações ideológicas. Assim, nas autobiografias produzidas, são analisados os deslizamentos de sentidos, observando-se a emergência de novos discursos sobre si; quanto à questão do gênero discursivo, estamos baseados nos estudos de Mikhail Bakhtin, quando trata dos gêneros primários e secundários. Através da análise de nossa intervenção, pudemos formular um produto pedagógico, a fim de auxiliar os demais professores da EJA a trabalhar o gênero autobiográfico com seus alunos, que intitulamos “Autobiografia na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta para a prática docente”, onde introduzimos além de sugestões de aulas, com objetivos, também inserimos, de maneira sucinta, conceitos teóricos, a fim de subsidiar os gestos de leitura dos docentes.
Abstract: Esta tesis de maestría se propone a analizar la aplicación de clases con el género discursivo autobiografía en la modalidad de enseñanza de Jóvenes y Adultos (EJA) en una escuela de la ciudad de Alegrete/RS, abordando el problema de la identidad y el desarrollo de la autoría en los sujetos-alumnos. La fundamentación teórica de este trabajo es el Análisis de Discurso de línea francesa, empezado por Michel Pêcheux, la que permite a nuestro análisis el apoyo en los siguientes conceptos: paráfrasis, polisemia, discurso y formaciones imaginarias, posibilitándole al profesor que considere a los sentidos movilizados por el sujeto-alumno como producidos, y no creados originalmente por ellos. De esta manera, en las autobiografías producidas por ellos, son analizados los cambios de sentidos, observando la emergencia de nuevos discursos sobre su identidad; sobre el género discursivo, estamos basados en los estudios de Mikhail Bakhtin a respecto de los géneros primarios y secundarios. A través del análisis de nuestra intervención, fue posible formular un producto pedagógico, con la finalidad de auxiliar los profesores de la EJA en sus clases sobre el género autobiográfico, lo que intitulamos “Autobiografia na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta para a prática docente”, en lo cual introducimos no solamente sugestiones de clases y objetivos, pero también, de manera breve, conceptos teóricos, para apoyar la lectura de los docentes.
metadata.dc.subject: Discurso sobre si
Autobiografia
Educação de jovens e adultos
Identidade
Discurso sobre si
Autobiografía
Enseñanza de jóvenes y adultos
Identidad
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
metadata.dc.identifier.citation: AURÉLIO, Clarisse Dutra. Autobiografia na educação de jovens e adultos: o discurso do sujeito-aluno sobre si . 100 f. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5326
metadata.dc.date.issued: 8-Dec-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DISSERTAÇÃO CLARISSE versão final 27_5.pdf1.97 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Produto pedagógicoclarisse.pdf1.02 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???