???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5310
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Iyalorixá Nice D’Xangô: protagonismo e agência da intelectual negra na produção cultural da festa de São Jorge em Jaguarão-RS, fronteira Brasil-Uruguai (2018-2020)
Autor(es): Edwards, Êmily de Araújo
Primeiro Orientador: Escobar, Giane Vargas
1° Membro da banca: Escobar, Giane Vargas
2° Membro da banca: Machado, Sátira Pereira
3° Membro da banca: Cunha, Janine Nina Fola
Resumo: O presente trabalho evidencia a trajetória da intelectual negra Iyalorixá Nice D’Xangô, problematizando questões de identidades negras, protagonismo, agência e produção cultural, tendo como objetivo principal investigar como se estruturou a Festa de São Jorge de Jaguarão-RS, entre os anos de 2018 a 2020. A pesquisa de caráter qualitativo evidencia as ações impulsionadas pela liderança de uma mulher negra de axé no contexto fronteiriço Brasil-Uruguai, bem como as tensões na falta de adesão do poder público no fomento a eventos negro-religiosos no município. A investigação utiliza-se de fontes documentais e entrevista, aliando-se ao pensamento de Silvio Almeida, que conceitua racismo estrutural, Helena Theodoro que nos ensina o que é ideologia do axé, Bruno Rohde e Emília Mota na contextualização histórica da religiosidade negra no Brasil e a anunciação da Umbanda e Ama Mazama que aborda afrocentricidade como método de reestruturação da sociedade. Percebemos a produção cultural enquanto campo de luta e disputa de recursos nesta sociedade desigual e que é imprescindível reconhecer o protagonismo de nossas mais velhas para poder seguir num caminho de prosperidade, dando continuidade a uma agenda cunhada pela ancestralidade negra.
Abstract: El presente trabajo destaca la trayectoria de la intelectual negra Iyalorixá Nice D'Xangô, problematizando temas de identidades negras, protagonismo, agencia y producción cultural, con el objetivo principal de investigar cómo se estructuró la Fiesta de San Jorge de JaguarãoRS, entre los años de 2018 a 2020. La investigación cualitativa muestra las acciones impulsadas por el liderazgo de una mujer negra de axé en el contexto fronterizo BrasilUruguay, así como las tensiones en la falta de adhesión del poder público en la promoción de eventos religiosos negros en el municipio. La investigación utiliza fuentes documentales y entrevistas, uniéndose al pensamiento de Silvio Almeida, que conceptualiza el racismo estructural, Helena Theodoro que nos enseña qué es la ideología axé, Bruno Rohde y Emília Mota en el contexto histórico de la religiosidad negra en Brasil y el anuncio de Umbanda y el piensaminto de Ama Mazama que aborda el afrocentrismo como método de reestructuración de la sociedad. Percibimos la producción cultural como un campo de lucha y disputa por los recursos en esta sociedad desigual y que es fundamental reconocer el protagonismo de nuestros mayores para poder continuar en un camino de prosperidad, continuando una agenda acuñada por la ascendencia negra.
metadata.dc.subject: Iyalorixá Nice D’Xangô
Intelectual negra
Festa de São Jorge
Racismo religioso
Iyalorixá Nice D’Xangô
Intelectual negra
Fiesta de São Jorge
Racismo religioso
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: EDWARDS, Êmily de Araújo. Iyalorixá Nice D’Xangô: protagonismo e agência da intelectual negra na produção cultural da festa de São Jorge em Jaguarão-RS, fronteira Brasil-Uruguai (2018-2020). 59p. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Produção e Política Cultural) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5310
metadata.dc.date.issued: 8-Dec-2020
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado em Produção e Política Cultural

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ÊmilydeAraújoEdwards2020.pdfÊmily de Araújo Edwards 20203.58 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???