???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5200
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Spohr, Carla Beatriz-
dc.creatorRocha, Cecília Elenir dos Santos-
dc.date.accessioned2020-09-14T17:29:49Z-
dc.date.available2016-
dc.date.available2020-09-14T17:29:49Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationROCHA, Cecília Elenir dos Santos. O uso de mapas conceituais como instrumento didático para identificar indícios de aprendizagem significativa em diferentes níveis de ensino.42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5200-
dc.description.abstractCurrently the teaching process requires educational strategies that contribute to effective student learning in a dynamic way, as well as new instruments to assess this learning. In this sense, the development of concept maps (MCs) is presented as an opportunity for teachers and students monitor and characterize the domain concepts and their relationships. This study aimed to investigate the contribution of the use of MCs as a teaching instrument learning promoter at different educational levels, identifying evidence of meaningful learning. Therefore, we analyzed 84 MCs qualitatively, according to criteria used as a reference to classify them into three categories, which indicated the level of occurrence of this learning. They found to cases of progress and setbacks in the teaching process, individual characteristics of the students in the form of knowledge representation and evidence of meaningful learning. With this analysis, it was possible to understand the MCs as current and comprehensive educational and evaluation tools to promote meaningful learning. With them, the student is active and main subject of learning, the teacher can draw on this tool to find out what the student already knows and teach him accordingly, one of the precepts of the Theory of Learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAusubelpt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectMaterial potencialmente significativopt_BR
dc.subjectTeorias de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectPotentially significant materialpt_BR
dc.subjectTeaching and learning theoriespt_BR
dc.titleO uso de mapas conceituais como instrumento didático para identificar indícios de aprendizagem significativa em diferentes níveis de ensinopt_BR
dc.title.alternativeThe use of concept maps as a teaching tool to identify evidence of significant learning at different levels of educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 2734301997593112pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoAtualmente o processo de ensino requer estratégias educacionais que contribuam com a efetiva aprendizagem dos estudantes de maneira dinâmica, bem como novos instrumentos para avaliar esta aprendizagem. Nesse sentido, a elaboração de Mapas Conceituais (MCs) apresenta-se como uma possibilidade para professores e estudantes acompanharem e caracterizarem o domínio de conceitos e suas relações. O presente trabalho objetivou investigar a contribuição do uso de MCs como instrumento didático promotor de aprendizagem em distintos níveis de ensino, identificando indícios da aprendizagem significativa. Para tanto foram analisados 84 MCs de forma qualitativa de acordo com critérios utilizados como referência para classificá-los em três categorias que indicaram o nível de ocorrência desta aprendizagem. Constataram-se casos de avanços e retrocessos no processo de ensino, características individuais dos estudantes na forma de representação do conhecimento e as evidências da aprendizagem significativa. Com esta análise foi possível compreender os MCs como instrumento didático e avaliativo atual e abrangente para promover aprendizagens significativas. Com ele o estudante é ativo e sujeito principal da aprendizagem, o professor pode valer-se desta ferramenta para averiguar aquilo que o aluno já sabe e ensiná-lo de acordo, um dos preceitos da Teoria da Aprendizagem Significativa.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Cecília Elenir Rocha.pdf1.58 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???