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dc.contributor.advisor1Sawitzki, Maristela Cortez-
dc.creatorFagundes, Carlos Eduardo Benites-
dc.date.accessioned2020-09-11T17:20:05Z-
dc.date.available2018-
dc.date.available2020-09-11T17:20:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFAGUNDES, Carlos Eduardo Benites. Ocorrência de matrículas de ingressante autodeclarado com deficiência na Universidade Federal Do Pampa. 27p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5194-
dc.description.abstractThe present study had the objective of systematizing and reflecting on data from the enrollment report of students enrolled at the Federal University of Pampa (UNIPAMPA) in under graduate and post graduate courses considering enrollment of self-declared people with disabilities (PcDs), with the perspective of subsidizing future studies and information on institutional teaching policy regarding teacher education and the challenges of teaching, taking into account the context of students with disabilities. The interest in the subject arose from my first experience as a classregent, in the curricular stage in basic education, when a student had a crisis with compatible symptomatology of Panic Disorder and I did not know how to act, recognizing my insufficient teacher training in relation to the issue. The work methodology consisted of reflections based on the compilation of data related to the student selection process, from 2006 to 2018, obtained from UNIPAMPA's Graduate Rector's Office and on electronic sites of this institution. The results show that the number of enrollments of students with disabilities in UNIPAMPA increased in the period from 2011 to 2014, reaching its peak in 2013, and soon after there was a considerable decrease in that number. It was also evidenced that the number of enrollments of self-declared enrollees PcDs in relation to the total enrollment of students entering UNIPAMPA, related to the period of the year 2006 to 2018, corresponds to 8.64% and that was not observed in the electronic institution the availability of a standard that treats and regulates an institutional policy in relation to the monitoring and the development of self-declared enrollees PcDs. Considering the above, it is possible to conclude that the national inclusive public policies gave Access to higher education, including Unipampa. However, there remain the challenges to na institutional policy that regulates teacher training, development and didactic-pedagogical accompaniment of teaching demands of the issue at hand.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectAcesso ao nível superiorpt_BR
dc.subjectAdversidadespt_BR
dc.subjectPeople with disabilitiespt_BR
dc.subjectAccess to Universitypt_BR
dc.subjectAdversitiespt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectNatural sciencespt_BR
dc.titleOcorrência de matrículas de ingressante autodeclarado com deficiência na Universidade Federal do Pampapt_BR
dc.title.alternativeOccurrence of self-declared enrollment of disabled students at the Federal University of Pampapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0989951246045806pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo sistematizar e refletir sobre dados do relatório de matrícula de ingressantes discentes na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) em cursos de graduação e pós-graduação considerando matrículas de autodeclarados pessoas com deficiência (PcDs) com a perspectiva de subsidiar futuros estudos e informações à política de ensino institucional no que se refere à formação docente e aos desafios de ensinar considerando o contexto dos discentes com deficiência. O interesse pela temática surgiu a partir de minha primeira experiência como regente de turma, em estágio curricular na educação básica, quando um educando teve uma crise com sintomatologia compatível do Transtorno do Pânico e fiquei sem saber como agir, reconhecendo a minha insuficiente formação docente em relação à questão. A metodologia de trabalho constou de reflexões a partir da compilação de dados relativos ao processo seletivo discente, período de 2006 a 2018, obtidos junto à Pró-reitoria de Graduação da UNIPAMPA e em sítios eletrônicos dessa mesma instituição. Os resultados obtidos expressam que o número de matrículas de ingressantes com deficiência na UNIPAMPA teve um aumento em destaque no período de 2011 a 2014, alcançando seu ápice em 2013, e logo após houve uma queda considerável nesse número. Também se evidenciou que o número de matrículas de ingressantes autodeclarados PcDs em relação ao número total de matrículas de discentes ingressantes na UNIPAMPA, relativo ao período do ano de 2006 a 2018, corresponde a 8,64 % e que não se observou nos sítios eletrônicos da instituição a disponibilidade de norma que trata e regula uma política institucional em relação ao acompanhamento e ao desenvolvimento de ingressantes autodeclarados PcDs. Considerando o exposto, é possível concluir que as políticas públicas inclusivas nacionais oportunizaram o acesso de PcDs ao Ensino Superior, inclusive na UNIPAMPA. No entanto permanecem os desafios a uma política institucional que regule a formação docente, o desenvolvimento e o acompanhamento didático-pedagógico de demandas de ensino da questão em pauta.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

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