???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5191
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Pessano, Edward Frederico Castro-
dc.creatorTrindade, Rita de Cassia Machado-
dc.date.accessioned2020-09-08T18:39:04Z-
dc.date.available2017-
dc.date.available2020-09-08T18:39:04Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationTRINDADE, Rita de Cassia Machado. Análise dos artigos da revista eletrônica ensino, saúde e ambiente que versem sobre “ambiente; ambiental; meio ambiente; e/ou educação ambiental”, 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5191-
dc.description.abstractThe present work is an exploratory research of qualitative quantitative nature, which compose a critical analysis of the productions and objectives related to the articles published in the Journal Teaching, Health and Environment. These included the word "environment" and its derivations, published from the year of its first publication, in 2008, until the 2016 edition, in order to contribute to the evaluation of the scientific production on this subject. For this, qualitative data collection was performed through content analysis and the quantitative data were obtained by scientometric analysis. From the results related to the area of knowledge, it was possible to perceive three broad areas of coverage: "environmental education", "promotion and conservation of the environment", "health and environment relationship". Regarding the places of development of the publications, the formal spaces of education are evidenced, followed by the texts of revision and the works directed to the environments and / or agents promoters of health. With regard to the objectives presented in the publications, the most expressive categories were those that sought strategies for teaching methodologies or mapping of scientific production in the area. It was concluded that the methodology of analysis was adequate to the research proposed in the paper, demonstrating the tendency of the publications and the contribution of the publication of the journal to the diffusion of science. Finally, it is important to emphasize the importance of developing studies to analyze the scientific production, in order to verify trends and identify possible gaps, serving as a resource to guide researchers on the choice of topics in future research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectAmbientept_BR
dc.subjectAnálise críticapt_BR
dc.subjectAnálise cientométricapt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectCritical analysispt_BR
dc.subjectScientific analysispt_BR
dc.subjectScientific productionpt_BR
dc.subjectNatural sciencespt_BR
dc.subjectCientométricapt_BR
dc.titleAnálise dos artigos da revista eletrônica ensino, saúde e ambiente que versem sobre “ambiente; ambiental; meio ambiente; e/ou educação ambiental”pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the articles in the electronic journal education, health and environment that deal with “environment; environment; environment; and / or environmental education ”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6364691566402970pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2760002240063004pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Parra, Maurício Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2427953243602951pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório de natureza quali quantitativa, que compõem uma análise crítica das produções e objetivos referente aos artigos publicados na Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Estes continham em seus títulos a palavra “ambiente” e suas derivações, divulgados desde o ano de sua primeira publicação, em 2008, até a edição do ano de 2016, de forma a contribuir com a avaliação da produção cientifica acerca deste tema. Para isso, a coleta dos dados qualitativos foi realizada através de análise de conteúdo e os dados quantitativos foram obtidos por análise cientométrica. Dos resultados referentes à área de conhecimento, foi possível perceber três grandes áreas de abrangência, sendo elas: “educação ambiental”, “promoção e conservação do meio”, “relação saúde e ambiente”. A respeito dos locais de desenvolvimento das publicações, evidenciam-se os espaços formais de educação, seguidos dos textos de revisão e dos trabalhos direcionados aos ambientes e/ou agentes promotores de saúde. No que se refere aos objetivos apresentados nas publicações, as categorias mais expressivas foram aquelas que buscavam estratégias para metodologias de ensino ou mapeamento da produção científica na área. Concluiu-se que a metodologia de análise empreendida mostrou adequação à investigação proposta no trabalho, demonstrando a tendência das publicações e a contribuição oferecida, pela publicação da revista, para a difusão da ciência. Por fim, cabe ressaltar a importância de desenvolver trabalhos de análise da produção científica, a fim de verificar as tendências e identificar possíveis lacunas, servindo como recurso para orientar os pesquisadores sobre a escolha de temas nas futuras pesquisas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
RITA DE CASSIA MACHADO TRINDADE.pdf922.35 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???