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dc.contributor.advisor1Feitosa, Sara Alves-
dc.creatorCruz, Fernando Silva Ferraz da-
dc.date.accessioned2020-03-13T12:57:38Z-
dc.date.available2020-03-13T12:57:38Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationCRUZ, Fernando Silva Ferraz da. Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no Instagram. 2019. 157 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4909-
dc.description.abstractThis dissertation aims at the conceptual investigation of post-photography in the visual narratives produced by cell phone cameras and shared on Instagram social media. Based on Gottfried Wilhelm Leibniz's theory of the possible worlds and anchored in Lubomir Dolezel's appropriation of this theory for the field of literature and Anne Cauquelin for the fields of art and aesthetics, this research is inspired by Philippe Dubois's proposition of the emergence of a post-photographic paradigm from the technical modifications that emerged with the digital turn of the early 2000s, thus becoming a possible predominance of an image-fiction. Thus, this dissertation aims to investigate the possibilities of construction and circulation of image fiction in post-photography present in Instagram social media publications. Considering the possibilities of editing, altering and modifying images through the use of devices, applications, filters and overlay layers that interfere and alter the final photographic product that is shared on Instagram, its problematic proposes to identify how do they express themselves everyday postphotographic productions empowered by the creation of shared fiction images as possible worlds on Instagram social media via mobile devices. Its development is justified as it presents a perspective of approximation of studies on subjects that include post-photography, communication, philosophy, literary theories, arts and aesthetics proposing a reflection on social and cultural practices in times of ubiquitous mobility and their possible repercussions for the professional practice in the photographic area and in the management of communication in mobile media As methodological procedures, it uses Cartography, by Deleuze and Guattari, and Scanning, proposed by Vilém Flusser, to analyze two (2) hashtags and two (2) profiles: #nofilter, #shootermag, @prisma and @VSCO. In the conclusions, based on Manovich's categories for Instagram (casual, professional and projected), the study proposes four additional categories: Image-fiction, Possible worlds, Territory and Instagramism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectInstagram (Firma)pt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleMundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagrampt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0729570602569796pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5451869210045387pt_BR
dc.contributor.referee1Coutinho, Renata Patricia Corrêa-
dc.contributor.referee2Lima, Denise Aristimunha de-
dc.contributor.referee3John, Valquíria Michela-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0028569012805646pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2557009746779086pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7816234296320593pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo a investigação conceitual da pós-fotografia nas narrativas visuais produzidas por câmeras de celulares e compartilhadas na mídia social Instagram. Fundamentada na teoria dos mundos possíveis de Gottfried Wilhelm Leibniz e ancorada na apropriação desta teoria por Lubomir Dolezel para o campo da literatura e Anne Cauquelin para os campos da arte e estética, esta pesquisa se desenvolve inspirada na proposição de Philippe Dubois, de surgimento de um paradigma pós-fotográfico a partir dos modificações técnicas surgidas com a virada digital do início dos anos 2000, passando-se assim a um possível predomínio de uma imagem-ficção. Dessa forma, esta dissertação tem por objetivo a investigação de possibilidades de construção e circulação da imagem-ficção na pós-fotografia presente em publicações na mídia social Instagram. Considerando-se as possibilidades de edições, alterações e modificações das imagens por meio do uso de aparelhos, aplicativos, filtros e camadas de sobreposição que interferem e alteram o produto fotográfico final que é compartilhado no Instagram, sua problemática propõem identificar de que modo se expressam as produções pós-fotográficas cotidianas potencializadas pela criação de imagens-ficção compartilhadas como mundos possíveis na mídia social Instagram por dispositivos móveis. Seu desenvolvimento justifica-se na medida em que apresenta uma perspectiva de aproximação de estudos sobre temas que abrangem pós-fotografia, comunicação, filosofia, teorias literárias, artes e estética propondo uma reflexão sobre as práticas sociais e culturais em tempos de mobilidade ubíqua e suas possíveis repercussões para a atuação profissional na área fotográfica e na gestão da comunicação em mídias móveis. Como procedimentos metodológicos, utiliza-se da Cartografia, de Deleuze e Guattari, e do Scanning, proposto por Vilém Flusser, para analisar duas (2) hashtags e dois (2) perfis: #nofilter, #shootermag, @prisma e @VSCO. Nas conclusões, a partir das categorias de Manovich para o Instagram (casual, profissional e projetada), o estudo propõe quatro categorias adicionais: Imagem-ficção, Mundos possíveis, Território e Instagramismo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

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