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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Gestão de processos de negócio: um estudo em uma Instituição Pública de Ensino Superior
Autor(es): Costa Faria, Zander Lucas
Primeiro Orientador: Ferreira, Evelise Pereira
1° Membro da banca: Ferreira, Evelise Pereira
2° Membro da banca: Garbin, Fernanda Gobbi de Boer
3° Membro da banca: Barros, Bruno Martinato de
Resumo: A globalização derruba barreiras e obriga as organizações a atuarem em um mercado global que exige maior agilidade, competência e flexibilidade. Essas exigências também se aplicam às organizações públicas, pois o modelo democrático brasileiro exige o aperfeiçoamento contínuo do modelo de gestão visando a ampliação da prestação de serviços públicos com melhor qualidade. Desde 1990, o governo brasileiro tem se esforçado na busca por métodos que permitam alcançar padrões crescentes de desempenho e excelência por meio da gestão pública democrática com foco em resultados. Nesse âmbito, destaca-se a gestão por processo que contribui para a superação das restrições impostas pelo modelo burocrático de administração pública. Dessa forma, o presente trabalho – que se caracteriza como um estudo de caso, de natureza aplicada, abordagem qualitativa e quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva – tem como objetivo propor melhorias relacionadas à gestão de processos de negócio em um processo acadêmico da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), por meio da identificação do processo prioritário, modelagem do processo em seu estado atual e futuro e elaboração de um plano de ação para a implementação das melhorias. Identificou-se o processo de celebração de acordo internacional como processo prioritário para modelagem com base na metodologia de análise de risco adotada pelo Escritório de Processos (EPROC). Realizou-se a modelagem do processo em suas fases iniciais de proposição e formalização. Durante a modelagem, identificou-se as principais dificuldades enfrentadas pelos atores durante a execução de suas tarefas e também boas práticas de gestão com outros departamentos da UNIPAMPA e outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Rio Grande do Sul. As proposições de melhoria visam atender a legislação vigente e aumentar a eficiência e eficácia do processo, principalmente com relação ao seu prazo de tramitação.
Abstract: La mondialisation supprime des obstacles et oblige les organisations à s’adapter à un marché mondial qui exige de plus en plus d’agilité, de compétence et de flexibilité. Ces exigences s’appliquent également aux organisations publiques. Le modèle démocratique brésilien exige une amélioration continue du modèle de gestion afin d'avoir des services publics de meilleure qualité et avec une meilleure couverture. Depuis 1990, le gouvernement brésilien s’efforce de trouver des méthodes permettant d’atteindre des niveaux de performance et d’excellence toujours plus élevés et ce grâce à une gestion publique démocratique axée sur les résultats. Dans ce contexte, la gestion de processus se propose d’aider l'administration publique en surmontant les restrictions causées par le modèle bureaucratique. Ainsi, ce mémoire – qui se caractérise par une étude de cas de nature appliquée, dont l'approche qualitative et les objectifs sont une recherche descriptive – a pour objectif de proposer des améliorations liées à la gestion de processus d’affaire dans un processus académique de l’Université Fédérale du Pampa (UNIPAMPA). Pour se faire, le processus prioritaire a été identifié, l’état actuel et futur ont été modélisé et un plan d'actions a été réalisé pour la mise en oeuvre des améliorations. Le processus d’accord international a été identifié comme processus prioritaire pour la modélisation. Le choix s’est fait en se basant sur la méthodologie d’analyse de risque adoptée par le Bureau des Processus (EPROC). La modélisation du processus a été réalisée dans ses premières étapes de proposition et de formalisation. Pour la modélisation, les principales difficultés rencontrées par les acteurs au cours de l’exécution de leurs tâches ont été identifiées, ainsi que des bonnes pratiques de gestion avec d’autres départements de l’UNIPAMPA et d’autres Institutions Fédérales de l’Enseignement Supérieur (IFES) de Rio Grande do Sul. Les propositions d’amélioration visent à rendre le processus conforme à la législation en vigueur et à augmenter son efficacité, en particulier en ce qui concerne le délai de traitement.
metadata.dc.subject: Aperfeiçoamento de processos negócio
Acordo de cooperação
Mapeamento
Modelagem
Administração Pública
Amélioration des processus métier
Accord de coopération
Cartographie
Modélisation
Administration publique
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: COSTA FARIA, Zander Lucas. Gestão de processos de negócio: um estudo em uma Instituição Pública de Ensino Superior. 72 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4904
metadata.dc.date.issued: 3-Dec-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Produção

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TCC Zander Lucas Costa Faria 2019.pdf1.07 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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