???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/488
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Foco Narrativo em contos da literatura brasileira:uma proposta para o ensino médio
Autor(es): D'Avila, Alessandra Goulart
Abstract: O presente trabalho discorrerá pelas classificações dos Focos Narrativos estipulados por Norman Friedman (2002) e pelas considerações de Ligia Chiappini Moraes Leite (2001) sobre o assunto. Nosso objetivo abrange o levantamento de percepções sobre o “Foco Narrativo” e os diferentes tipos de narradores, trazendo, como exemplos, textos da literatura brasileira, mais especificamente a abordagem do gênero textual “Conto” que analisaremos no decorrer deste trabalho. Posteriormente, aplicaremos uma proposta de ensino, que abordará o tema do Foco Narrativo, numa turma de ensino médio. Temos por intuito realizar uma coleta de dados, por meio de uma sequência didática que será aplicada em sala de aula, para em seguida analisarmos os textos dos alunos que participaram da pesquisa e identificarmos quais focos narrativos são mais recorrentes nas produções textuais dos estudantes. Por fim, os resultados da pesquisa indicam que nossa proposta de ensino proporcionou aos alunos o conhecimento das categorias do Foco Narrativo e a utilização efetiva de alguns tipos de narradores, pois das 8 (oito) classificações apresentadas no decorrer das aulas e atividades, 4 (quatro) delas apareceram nos contos analisados de 3 (três) estudantes que selecionamos para este estudo.
This paper will talk by ratings Spotlights Narrative stipulated by Norman Friedman (2002) and by considerations of Ligia Chiappini Moraes Leite (2001) on the subject. Our goal includes raising perceptions of the "Narrative Focus" and the different types of narrators, bringing as examples of Brazilian literature texts, specifically the approach to the genre "Tale" which will be discussed in this paper. Later, we will apply an educational proposal that will address the theme of Focus Narrative, a high school class. We aim to carry out a data collection through a didactic sequence to be applied in the classroom, to then analyze the texts of the students who participated in the survey and identify which narrative outbreaks are most frequent in the textual productions of students. Finally, the survey results indicate that our teaching proposal provided students with the knowledge of the Narrative Focus categories and the effective use of some types of narrators, because of the eight (8) ratings presented during classes and activities, 4 ( four) of them appeared in the analyzed tales of three (3) students selected for this study.
metadata.dc.subject: Educação
Letras
Foco narrativo
Literatura portuguesa
Literatura
Ensino
Narrador
Tipos de narradores
Contos
Ensino de Língua portuguesa
Tipo de acesso: CC0 1.0 Universal
Licença: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/488
metadata.dc.date.issued: 2-Sep-2014
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Alessandra Goulart D'Avila.pdfTrabalho de Conclusão de Curso da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título deLicenciada em Letras2.92 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons