???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4758
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Mello, Elena Maria Billig-
dc.creatorRorato, Adriana-
dc.date.accessioned2020-02-17T17:15:14Z-
dc.date.available2020-02-10-
dc.date.available2020-02-17T17:15:14Z-
dc.date.issued2019-08-13-
dc.identifier.citationRORATO, Adriana. A inovação pedagógica nos (entre) lançamentos curriculares da Escola Municipal de Educação Infantil Zezé Tavares. 167 f. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4758-
dc.description.abstractThis master thesis is the result of a theoretical-practical investigation whose main objective was to investigate the challenges and possibilities that cross the (re) invention curricular movements in a School of Early Childhood Education. The work starts from critical theorization about the production of curricular thinking in dialogue with authors like Moreira and Silva (1995) and Lopes and Macedo (2010; 2011), referring the discussions on the field of Early Childhood Education as a political, collective, plural, producer of meanings whose expansion, qualification and recognition are still forming. The elements brought to the discussion have a critical epistemological basis and emerged from research with a qualitative approach, developed with Zezé Tavares Municipal School of Infantile Education in the city of Bagé / RS as the investigative locus. The construction of data was based on the dialogues and productions of 10 (ten) subjects representative of the segments of teachers, employees, and managers of the school and the results of the work were analyzed through discursive textual analysis, evidenced from the construction of structural networks with Atlas.ti software. The research findings were organized based on such networks and the theoretical framework of the field of Early Childhood Education, especially the reading of Barbosa (2013, 2009), Fochi (2015) and Richter and Barbosa (2010). The arrangement of this analysis was interwoven into three sections, intentionally articulated in an intertextualisation from the emancipatory pedagogical innovation as a possibility for (curricular) invention in the Early Childhood Education. Finally, considerations have presented that point out the possibilities of innovation in everyday movements as a way of promoting the growth and cultural enrichment of the subjects, as well as the (re) signification of space-time, materialities and curricular approaches in Early Childhood Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectInovação pedagógicapt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectPedagogical innovationpt_BR
dc.titleA inovação pedagógica nos (entre)laçamentos curriculares da Escola Municipal de Educação Infantil Zezé Tavarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Mello, Elena Maria Billig-
dc.contributor.referee2Camozzatto, Viviane Castro-
dc.contributor.referee3Junqueira, Sonia Maria da Silva-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação é fruto de uma investigação teórico-prática cujo objetivo principal foi investigar desafios e possibilidades que atravessam os movimentos de (re)invenção curricular em uma escola de Educação Infantil. O trabalho parte de teorização crítica sobre a produção do pensamento curricular em interlocução com autores como Moreira e Silva (1995) e Lopes e Macedo (2010; 2011), encaminhando as discussões sobre o campo da Educação Infantil como espaço-tempo político, coletivo, plural, produtor de sentidos cuja expansão, qualificação e reconhecimento ainda estão se constituindo. Os elementos trazidos para a discussão têm base epistemológica crítica e emergiram de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, desenvolvida tendo como lócus investigativo a Escola Municipal de Educação Infantil Zezé Tavares, na cidade de Bagé/RS. A construção de dados se deu a partir dos diálogos e produções de 10 (dez) sujeitos representativos dos segmentos de professoras, funcionárias e gestoras da escola, sendo que os resultados do trabalho foram analisados por meio da análise textual discursiva, evidenciados a partir da construção de redes estruturais junto ao software Atlas.ti. Os achados investigativos foram organizados com base em tais redes e no arcabouço teórico do campo da Educação Infantil, em especial as leituras de Barbosa (2013; 2009), Fochi (2015) e Richter e Barbosa (2010). O arranjo desta análise foi entrelaçado em três seções, intencionalmente articuladas numa intertextualização a partir da inovação pedagógica emancipatória como possibilidade para a (re)invenção curricular na Educação Infantil. Por fim, são apresentadas considerações que apontam as possibilidades de inovação nos movimentos cotidianos como forma de promover o crescimento e o enriquecimento cultural dos sujeitos, além da (re)significação de espaços-tempos, materialidades e enfoques curriculares na Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DIS Adriana Rorato 2019.pdf6.72 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???