???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4724
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A relevância dos gêneros literários na construção da escrita
Autor(es): Medeiros, Ligia Maria Barros Botelho
Primeiro Orientador: Alves, Simone Silva
1° Membro da banca: Alves, Simone Silva
2° Membro da banca: Oliveira, Everton Fêrrêr de
3° Membro da banca: Melgares, Tatiane Mena Silveira
Resumo: O presente artigo versa sobre a importância dos gêneros literários no processo de desenvolvimento da escrita dos alunos do quinto ano de uma escola estadual do Município de Jaguarão/RS. A motivação para a elaboração dessa pesquisa deu-se a partir da reflexão da prática do estágio supervisionado nos anos inicias do Ensino Fundamental e por compreender que esse é o momento fundamental para o acadêmico correlacionar teoria e prática. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa participante, apresentando caráter exploratório/explicativo de abordagem qualitativa (GIL, 2002). Para o levantamento de dados nos embasamos no portfólio construído pelos alunos durante o Estágio Supervisionado, onde foram realizadas diferentes produções textuais. Na perspectiva de entender como os estudantes percebem o uso dos gêneros literários no processo de desenvolvimento da escrita foram analisados os textos produzidos pelos alunos durante o projeto “Poesias as Deles e as Nossas”. A análise dos resultados foi baseada na “análise de conteúdos” de Bardin (1977). O trabalho de campo foi concretizado durante os meses de maio e junho do ano de 2019, e os sujeitos da pesquisa foram dezesseis alunos com idade entre nove e onze anos do quinto ano do Ensino Fundamental. Resultados indicam que as categorias gêneros literários, poesia e formação de professores são os pilares do processo de desenvolvimento da escrita dos alunos. As informações foram analisadas e interpretadas, tendo, como embasamento as formulações teóricas de Abramovich (1997), Alvarenga e Araujo (2006), Bardin (2009), Pinheiro (2002), Freire (1996), dentre outros.
Abstract: Este artículo aborda la importancia de los géneros literarios en el proceso de desarrollo de la escritura de estudiantes de quinto año de una escuela estatal en la ciudad de Jaguarão / RS. La motivación para la elaboración de esta investigación se basó en el reflejo de la práctica de pasantías. supervisado en los primeros años de la escuela primaria y entendiendo que este es el momento fundamental para que el académico correlacione teoría y práctica. Metodológicamente, se caracteriza como una investigación participativa, que presenta el carácter exploratorio / explicativo del enfoque cualitativo (GIL, 2002). Para la recolección de datos nos basamos en el portafolio creado por los estudiantes durante la pasantía supervisada, donde se realizaron diferentes producciones textuales. Desde la perspectiva de entender cómo los estudiantes perciben el uso de géneros literarios en el proceso de desarrollo de la escritura, los textos producidos por los estudiantes fueron analizados duranteel proyecto "Poesias como suyas y nuestras". El análisis de los resultados se basó en el "análisis de contenido" de Bardin (1977). El trabajo de campo se llevó a cabo durante los meses de mayo y junio de 2019, y los sujetos de investigación fueron dieciséis estudiantes de entre nueve y once años. quinto año de primaria. Los resultados indican que las categorías de géneros literarios, poesía y formación docente son los pilares del proceso de desarrollo de la escritura de los estudiantes. La información fue analizada e interpretada, basada en las formulaciones teóricas de Abramovich (1997), Alvarenga e Araujo (2006), Bardin (2009), Pinheiro (2002), Freire (1996), entre otros.
metadata.dc.subject: Gêneros literários
Escrita
Poesia
Formação de professores
Géneros literarios
Escritura
Poesía
Formación docente
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: MEDEIROS, Ligia Maria Botelho. A relevância dos gêneros literários na construção da escrita. 20p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4724
metadata.dc.date.issued: 13-Dec-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Pedagogia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LigiaMariaBarrosBotelhoMedeiros2019.pdfLigia Maria Barros Botelho Medeiros 2019636.4 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???