???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4617
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Martins, Tales Leandro Costa-
dc.creatorNogueira, Caroline Lacerda-
dc.date.accessioned2019-10-24T19:45:30Z-
dc.date.available2019-10-24-
dc.date.available2019-10-24T19:45:30Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Caroline Lacerda. Aplicação de estudo de caso com o tema tabagismo no ensino médio de química. 75 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4617-
dc.description.abstractThe work carried out is related to the application of a methodology of resolution of case study in the classroom.The method was applied in a public school in a 3rd year high school class in the city of Bagé, State of Rio Grande do Sul. The activity was developed through the application of three case studies relating questions about smoking and its consequences. Seeking to make known the main toxic substances contained in the cigarette and the health damage of active and passive smokers due to the permanence in tobacco smoke.The research was carried out in a regular teaching group, with approximately 21 students, who were submitted to eight meetings to solve the activity. We adopted different means to carry the necessary information so that the students had access to information that would allow developing the proposed activity. Such as investigative questionnaires, lectures, videos, experimentation and presentation.The use of investigative cases is viewed with good eyes by many teachers, because it allows approaching diverse social, cultural and environmental themes in the classroom, increasing the knowledge of the student and making significant learning. As results, we believe that the present work contributes to the strengthening of the contents learned, since it contributes to the development of critical thinking and the student's decision making in face of real situations that can be found in the student's daily life, helping in the teaching and learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTabacopt_BR
dc.subjectSubstâncias tóxicaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectTobaccopt_BR
dc.subjectToxic substancespt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.titleAplicação de estudo de caso com o tema tabagismo no ensino médio de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Machado, Éverton Fernandes-
dc.contributor.referee1Martins, Tales Leandro Costa-
dc.contributor.referee2Firme, Márcia Von Frühauf-
dc.contributor.referee3Hölzle, Luís Roberto Brudna-
dc.contributor.referee4Brião, Ricardo Costa-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO trabalho realizado é referente à aplicação de uma metodologia de resolução de estudo de caso em sala de aula. O método foi aplicado em uma escola da rede pública, em uma turma de 3° ano do ensino médio na cidade de Bagé, no Estado do Rio Grande do Sul. A atividade foi desenvolvida por meio da aplicação de três estudos de caso relacionando questões sobre o tabagismo e as suas consequências. Buscando tornar conhecidas as principais substâncias tóxicas contidas do cigarro e os danos causados a saúde de fumantes ativos e passivos, devido à permanência na fumaça do tabaco. A pesquisa foi realizada em uma turma de ensino regular, com aproximadamente 21 alunos frequentes, que foram submetidos a oito encontros para a resolução da atividade. Adotamos diferentes meios para levar as informações necessárias para que os estudantes tivessem acesso a informações que possibilitassem desenvolver a atividade proposta. Tais como questionários investigativos, aula expositiva, vídeos, experimentação e apresentação dos grupos. A utilização de casos investigativos é vista com bons olhos por muitos professores, pois permite abordar diversos temas sociais, culturais e ambientais em sala de aula ampliando o conhecimento do aluno e tornando a aprendizagem significativa. Como resultados, acreditamos que o presente trabalho contribui para o fortalecimento dos conteúdos aprendidos, pois é útil para o desenvolvimento do pensamento critico e a tomada de decisão do aluno frente a situações reais que podem ser encontradas no cotidiano do estudante ajudando no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Química

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Caroline Lacerda Nogueira 2018.pdf1.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???