???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/458
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.creatorMachado, Marineli Moraes-
dc.date.accessioned2016-08-10T12:56:36Z-
dc.date.available2016-08-10T12:56:36Z-
dc.date.issued2014-08-18-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/458-
dc.description.abstractA motivação dentro do contexto acadêmico explana o estado de envolvimento do aluno com determinada atividade, e a pretensão em dar continuidade na mesma área, assim revelando sua grande importância para o desenvolvimento acadêmico. A finalidade deste estudo foi pesquisar quais os fatores de motivação dos acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócios da Universidade Federal do Pampa frente à profissão escolhida. Assim, depois de caracterizado o perfil dos acadêmicos procurou-se identificar e analisar a motivação e frustração em relação à futura profissão. A amostra foi composta por 51 acadêmicos do curso, 31,67% dos alunos matriculados regulares no curso. Utilizou-se da escala de motivação acadêmica (EMA) para se alcançar os objetivos do estudo, a escala é do tipo Likert com cinco pontos e busca a compreensão entre as variáveis sem nenhuma interferência no ambiente pesquisado, sendo dividida em três grupos investigatórios: frustração, motivação intrínseca e motivação extrínseca, além de um bloco de questões que possibilitou a identificação do perfil dos acadêmicos. Os dados foram levantados de abril a junho do ano de 2014. O estudo analisou que 85% dos acadêmicos manifestam o desejo de permanecer no curso até sua conclusão e 65% pretendem atuar na profissão depois de formados, havendo assim, uma identificação por parte dos acadêmicos com a atividade de Tecnólogo em Agronegócios, tornando possível ao aluno reconhecer a importância e valorizar tal atividade. A frustração com o curso foi avaliada pelos alunos em 12%. Ainda em se tratando de frustração a escala de motivação acadêmica, revelou que são poucos os alunos que não tem intenção de comparecer a Universidade. Ao identificar o tipo de motivação, a escala permitiu analisar que a motivação intrínseca que é a motivação que colabora para o desenvolvimento do acadêmico como profissional fazendo frente sua aprendizagem é prevalente nos acadêmicos. E os alunos extrinsecamente motivados são influenciados pela recompensa futura no que se refere à remuneração, acreditando que os estudos melhorarão sua competência no trabalho assim refletindo num futuro mais recompensador financeiramentept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.titleA motivação do acadêmico frente a profissão escolhida: um estudo exploratório no curso superior de tecnologia em agronegócios da Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Agronegócio

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
MARINELI MORAES MACHADO.pdf933.21 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???