???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4293
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Coutinho, Cadidja-
dc.creatorCaminha, Jussiara Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-08-15T16:13:45Z-
dc.date.available2019-07-12-
dc.date.available2019-08-15T16:13:45Z-
dc.date.issued2019-07-03-
dc.identifier.citationCAMINHA, Jussiara Rodrigues. Conhecendo o Bioma Pampa e sua diversidade florística através de uma saída de campo: a Educação Ambiental no Ensino de Ciências da Natureza. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4293-
dc.description.abstractThe importance of the Pampa Biome lies in its diversity of species, mainly native vegetation. Studying the southern flora allied to Environmental Education actions can guide the construction of a new reasoning regarding the value of nature. Thus, the present work aims to show the diverse variety of native plants of the Pampa Biome through a pedagogical action linked to the environmental issues, being this a field exit. In addition, to analyze the perception of the students of the 5th year of elementary school regarding the Pampa Biome and its vegetation; to expose the native plants existing in the Southern Fields, in particular the Non-Conventional Food Plants (PANC). To reach the objectives, the methodology is divided into moments - before, during and after a field trip, seeking to identify the contributions of the activity carried out in the promotion of Environmental Education. The data collection was carried out from the answers of the students of the 5th grade of Elementary School of a municipal public school located in Dom Pedrito / RS, who answered two questionnaires (before and after) the activity. The field activity occurred in the uneducated space of the Federal University of Pampa - UNIPAMPA Campus Dom Pedrito. The previous results showed that the participating students did not know the terms Bioma Pampa, flora and its importance. After the presentation of the theoretical concepts, the visual exemplification of the location of the biomes and the field output, they were able to respond to the post-test and present positive responses for the characterization of the Pampa Biome and the southern plants. Thus, it is considered that the actions of this project have sought to provide elements to favor the teaching and learning process of the Bioma Pampa theme, in particular the southern flora.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCampos Sulinospt_BR
dc.subjectVegetaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização ecológicapt_BR
dc.subjectPANCpt_BR
dc.subjectPlantas Alimentícias Não Convencionaispt_BR
dc.subjectVegetationpt_BR
dc.subjectEcological literacypt_BR
dc.subjectUnconventional Food Plantspt_BR
dc.titleConhecendo o Bioma Pampa e sua diversidade florística através de uma saída de campo: a Educação Ambiental no Ensino de Ciências da Naturezapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Coutinho, Cadidja-
dc.contributor.referee2Ruppenthal, Raquel-
dc.contributor.referee3Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.description.resumoA importância do Bioma Pampa está na sua diversidade de espécies, principalmente a vegetação nativa. Estudar a flora sulina aliada a ações de Educação Ambiental pode orientar a construção de um novo raciocínio com relação ao valor da natureza. Assim, o presente trabalho tem como objetivo mostrar a diversa variedade de plantas nativas do Bioma Pampa por meio de uma ação pedagógica atrelada às questões ambientais, sendo esta uma saída de campo. Além disso, analisar a percepção dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental a respeito do Bioma Pampa e sua vegetação; expor as plantas nativas existente nos Campos Sulinos, em especial as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). Para atingir os objetivos, a metodologia está dividida em momentos - antes, durante e após uma saída de campo, buscando identificar as contribuições da atividade realizada na promoção da Educação Ambiental. A coleta de dados foi realizada a partir das respostas dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal localizada em Dom Pedrito/RS, que responderam a dois questionários (antes e após) a atividade. A atividade de campo ocorreu no espaço não edificado da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus Dom Pedrito. Os resultados prévios mostraram que os alunos participantes desconheciam os termos Bioma Pampa, flora e sua importância. Após a apresentação dos conceitos teóricos, a exemplificação visual da localização dos biomas e a saída de campo, os mesmos foram capazes de responder o pós-teste e apresentar respostas positivas para a caracterização do Bioma Pampa e sobre as plantas sulinas. Assim, considera-se que as ações desta atividade buscaram proporcionar elementos para favorecer o processo de ensino e de aprendizagem do tema Bioma Pampa, em particular da flora sulina.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
JUSSIARA RODRIGUES CAMINHA.pdfJUSSIARA RODRIGUES CAMINHA 20193.34 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???