???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4228
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Cheiran, Jean Felipe Patikowski-
dc.creatorSilva, Pedro Henrique França-
dc.date.accessioned2019-08-07T12:56:41Z-
dc.date.available2019-08-07T12:56:41Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.citationSILVA, Pedro Henrique França. Desenvolvendo um jogo com padrões de interface para ajudar no aprendizado de programação. Orientador: Jean Felipe Patikowski Cheiran. 2019. 77 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Software, Alegrete, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4228-
dc.description.abstractInterface patterns are widely used in current software development. However, there are not many interface patterns for Games. Those that exist are not structured in a clear way for the developer who wants to use them. In this sense, the objective of this work is to collect interface patterns that can be applied in games, and structure them into a template that can be understood and used by developers. For this, a game will be created so that these patterns can be investigated and applied. The theme chosen for the game is programming teaching. With this, studies where analyzed on how games are used in education and what the attempts were to teach programming with them. The way the interface patterns were structured and how they were applied were also studied. The methodology chosen for managing the development of the game and structuring the patterns was a variation of the agile methodology Scrum. Changes in some Scrum were required by existence of only one member in the team. In the results, a catalog of Interface patterns was generated. In addition, an evaluation of the game was made with students and teachers, in which was measure the effectiveness of the game in the teaching of Programming and how patterns affected the perception of those involved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectDesenvolvimento de softwarept_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectSoftware developmentpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleDesenvolvendo um jogo com padrões de interface para ajudar no aprendizado de programaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoPadrões de interface são vastamente utilizados no desenvolvimento de software atualmente. No entanto, não existem muitos padrões de interface, destinados a jogos, documentados. Os que existem não estão estruturados de uma forma clara para o desenvolvedor que quer utilizá-los. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é coletar padrões de interface existentes, que podem ser aplicados em jogos, e estruturá-los em um template que possa ser compreendido e utilizado por desenvolvedores. Para isso, será criado uma prova de conceito em que um jogo será criado para que esses padrões possam ser investigados e aplicados. O tema escolhido para o jogo é o ensino de programação. Com isso, foram realizados estudos sobre como os jogos são usados na educação e quais foram as tentativas de ensinar programação com eles. Outro ponto estudado foram os padrões, sobre o qual foram verificadas as formas com que os padrões de interface são estruturados e outras tentativas parecidas de criar padrões de interface para jogos. A metodologia escolhida para se gerenciar o desenvolvimento do jogo e a estruturação dos padrões foi uma variação da metodologia ágil Scrum. Mudanças em algumas práticas do Scrum foram necessárias pela existência de apenas um membro no time Scrum. Nos resultados, um catálogo de padrões foi gerado. Além disso, uma avaliação do jogo foi feita com alunos e professores, em que foi verificada a efetividade do jogo no ensino de Programação e como os padrões afetaram a percepção dos envolvidos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Software

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Pedro Henrique França Silva - 2019.pdf1.95 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???