???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4166
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Gestão e mapeamento de processos em uma agroindústria de Santana do Livramento - RS
metadata.dc.title.alternative: Gestión y mapeo de procesos en una agroindustría de Santana do Livramento - RS
Autor(es): Silva, Carlos Diogo Ferreira da
Primeiro Orientador: Vargas, Katiuscia de Fátima Schiemer
1° Membro da banca: Matta, Isabela Braga da
2° Membro da banca: Silva, Mygre Lopes da
Resumo: Tendo em vista os possíveis benefícios proporcionados pela gestão e mapeamento de processos para as organizações, inclusive para pequenas empresas, a presente pesquisa teve como objetivo geral investigar as melhorias em eficiência e produtividade que podem ser geradas em uma pequena agroindústria familiar de Santana do Livramento – RS a partir da gestão e do mapeamento de processos. Para tal, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo, abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso cuja unidade de análise foi uma pequena agroindústria familiar (Ômega) de Santana do Livramento – RS e seus processos de negócio, sendo eles, produção de embutidos e bifes empanados. Realizou-se uma entrevista com o responsável pela produção na empresa e a partir dos dados coletados elaborou-se um fluxograma inicial (software Bizagi®). Ao analisar esse fluxograma em um grupo focal com o proprietário da empresa e os colaboradores, foram identificados pontos críticos relacionados ao problema de deslocamento desnecessário entre ambientes, necessitando um planejamento prévio das atividades. Sendo assim, foi proposto um redesenho dos processos. As sugestões de melhorias, se implementadas, podem proporcionar uma agilidade na produção sem sobrecarregar o colaborador responsável pela produção dos produtos, evitando o deslocamento desnecessário e o esgotamento, isto é, ganhando em eficiência e produtividade.
Abstract: En vista de los posibles beneficios proporcionados por la gestión y mapeo de procesos para las organizaciones, incluso para pequeñas empresas, la presente investigación tuvo como objetivo general investigar las mejoras en eficiencia y productividad que pueden ser generadas en una pequeña agroindustria familiar de Santana do Livramento - RS a partir de la gestión y el mapeo de procesos. Para tal, se realizó una investigación de carácter descriptivo, abordaje cualitativo, por medio de un estudio de caso cuya unidad de análisis fue una pequeña agroindustria familiar (Ômega) de Santana do Livramento - RS y sus procesos de negocio, siendo ellos, producción de embutidos y bifes empanados. Se realizó una entrevista con el responsable de la producción en la empresa ya partir de los datos recolectados se elaboró un diagrama de flujo inicial (software Bizagi®). Al analizar este diagrama de flujo en un grupo focal con el propietario de la empresa y los colaboradores, se identificaron puntos críticos relacionados al problema de desplazamiento innecesario entre ambientes, necesitando una planificación previa de las actividades. Siendo así, se propuso un rediseño de los procesos. Las sugerencias de mejoras, si se implementan, pueden proporcionar una agilidad en la producción sin sobrecargar al colaborador responsable de la producción de los productos, evitando el desplazamiento innecesario y el agotamiento, es decir, ganando en eficiencia y productividad.
metadata.dc.subject: Gestão de processos
Mapeamento de processos
Fluxograma
Produtividade
Eficiência
Processes management
Processes mapping
Flowchart
Efficiency
Productivity
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: SILVA, Carlos Diogo Ferreira da. Gestão e mapeamento de processos em uma agroindústria de Santana do Livramento - RS. 31p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4166
metadata.dc.date.issued: 10-Jul-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TC Carlos Diogo.pdfTCC Carlos Diogo Ferreira da Silva - 20191.96 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???