???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4159
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Qualidade de vida no trabalho dos servidores terceirizados, lotados em uma Universidade Federal na Fronteira Oeste do RS
Autor(es): San Martin, Felipe Schmidt
Primeiro Orientador: Cassanego Junior, Paulo Vanderlei
1° Membro da banca: Matta, Isabela Brada da
2° Membro da banca: Silva, Cinthia Simões da
Resumo: A Qualidade de Vida no Trabalho traz ações que objetivam promover uma melhoria à qualidade no ambiente de trabalho, sendo um conceito estreitamente relacionado à satisfação e motivação dos trabalhadores quanto a sua capacidade produtiva em um ambiente agradável. O intuito deste artigo é a partir da conceituação da qualidade de vida no trabalho (QVT) como agente motivador para os funcionários, identificar os fatores Econômicos, políticos, psicológicos, e sociológicos que determinam a qualidade de vida no trabalho na percepção dos colaboradores terceirizados. A pesquisa foi realizada através de um roteiro de entrevistas comperguntas abertas, baseadas no modelo criado por Westley (1979). Foi possível identificar que, na percepção dos colaboradores, os principais aspectos que auxiliam na QVT no trabalho são: a familiaridade do colaborador com suas funções e o ambiente favorável ao bem-estar, porém foi constatada a necessidade de obter um feedback regular e melhores condições de remuneração, além de maiores possibilidades de ascensão na empresa.
Abstract: La calidad de vida en el trabajo trae acciones que objetivan promover una mejora de la calidad en el ambiente de trabajo, siendo un concepto estrechamente relacionado a la satisfacción y motivación de los trabajadores en cuanto a su capacidad productiva en un ambiente agradable. El objetivo de este artículo es a partir de la concepción de la calidad de vida en el trabajo (QVT) como agente motivador para los funcionarios, identificar los factores económicos, políticos, psicológicos, y sociológicos que determinan la calidad de vida en el trabajo en la percepción de los colaboradores tercerizados. La investigación fue realizada a través de un guión de entrevistas con preguntas abiertas, basadas en el modelo creado por Westley (1979). Es posible identificar que, en la percepción de los colaboradores, los principales aspectos que auxilian en la QVT en el trabajo son: la familiaridad del colaborador con sus funciones y el ambiente favorable al bienestar, pero se constató la necesidad de obtener un feedback regular y mejores condiciones de remuneración, además de mayores posibilidades de ascenso en la empresa.
metadata.dc.subject: Fatores Motivacionais
Qualidade de vida no trabalho
Terceirizados
Motivational Factors
Quality of life at work
Factores de motivación
Outsourced
Calidad de vida en el trabajo
Externalizad
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: SAN MARTIN, Felipe Schmidt. Qualidade de vida no trabalho dos servidores terceirizados, lotados em uma universidade federal na fronteira oeste do RS. 22p. 2019. . Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4159
metadata.dc.date.issued: 10-Jul-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
felipe documento final 01072019.pdfTCC Felipe Schmidt San Martin201.1 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???